Editora Unesp e Cedem realizam debate virtual sobre história da ação política de militares no Brasil

Notícia
Notícias
segunda-feira, 19 de julho de 2021


(crédito da foto: Stevam Avellar / Flickr / Exército Brasileiro / Operação Culminating)

Evento acontece na quinta, 29 de julho, às 19h

É realmente bom para a democracia que os militares fiquem longe da política? Ou seria melhor reconhecer que as forças políticas estão tão presentes nos meios militares quanto nos demais setores da sociedade? Pois em Militares e militância: Uma relação dialeticamente conflituosa – 2ª edição revista e ampliada, Paulo Ribeiro da Cunha vai além desta questão, ao defender a tese de que se reconheça e legitime a presença histórica da esquerda nas Forças Armadas Brasileiras. Ele analisa o longo período de militância dos militares de esquerda no país, dividindo-o entre a fase da “insurreição” – do fim do século 19, com os “republicanistas radicais”, até 1945 – e a fase de intervenção dos militares nas grandes causas nacionais, que se estende até 1964. Esta edição ganha um inédito preâmbulo em que o autor, ancorado na sua larga perspectiva histórica, foca o papel assumido pelos militares no governo Bolsonaro.

Para discutir o tema, a Editora Unesp e o Centro de Documentação e Memória (Cedem) da Unesp realizam o debate virtual "Militares e ação política: um debate na história e na contemporaneidade", que também marca o lançamento do livro.

A transmissão será feita pelo canal do YouTube da Editora Unesp e nas páginas oficiais da Editora Unesp e do Cedem no Facebook. 

Palestrantes

Paulo Ribeiro da Cunha - Livre Docente em Ciência Política pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Cunha é professor da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, câmpus de Marília. É líder do grupo de pesquisa Democracia, Militares e a Esquerda Militar. Membro e colaborador dos seguintes Institutos e Núcleos de Pesquisa: Instituto Astrojildo Pereira (IAP); Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais (NEILS) da PUC-SP; Laboratório de Estudos sobre Militares e a Política (LEMP) da UFRJ; Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED); Grupo de Pesquisa Discurso, Representações e Práticas Sociais (RJ); Centro de Documentação e Memória (CEDEM), da Unesp; Brazilian Studies Association (BRASA); Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES); Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência Memórias Reveladas do Arquivo Nacional. 

Eduardo Heleno de Jesus Santos – Professor do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense, Santos coordena o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento Acadêmico sobre Política Sul-Americana; o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Estudos Estratégicos e Relações Internacionais da UFF. Foi professor visitante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). Também foi associado da rede de pesquisadores Direitas, História e Memória e pesquisador do grupo Democracia, Militares e a Esquerda Militar, da Unesp, câmpus de Marília.

Adilson Paes de Souza – Tenente coronel da reserva da Policia Militar do Estado de São Paulo, Souza é doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Desenvolveu atividades como Pesquisador Visitante na Norwegian Police University College (PHS) em Oslo (Noruega), em 2019. É Membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa Médica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e da Associação Nacional de Biossegurança. É pesquisador nas áreas de Violência, Letalidade e Formação Policial; Direitos Humanos e Segurança Pública na Democracia.

Militares e ação política: um debate na história e na contemporaneidade

Quando: 29 de julho, quinta-feira, às 19h
Plataformas de transmissão
YouTube Editora Unesp: https://www.youtube.com/user/editoraunespvideos
Facebook Editora Unesp: https://www.facebook.com/editoraunesp
Facebook Cedem: https://www.facebook.com/CedemUnespOficial

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br