Editora Unesp promove mesa-redonda e debate sobre a Filosofia no Brasil

Notícia
Notícias
segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Filósofos Ivan Domingues, Oswaldo Giacoia Junior e Marcelo Perine discutem se existiria uma filosofia brasileira. Evento gratuito acontece na segunda-feira, 13 de novembro, no auditório da Editora Unesp

Em comemoração aos seus 30 anos, a Editora Unesp realiza o debate e mesa-redonda sobre o lançamento Filosofia no Brasilde Ivan Domingues. O evento, seguido de sessão de autógrafos do livro, acontece em 13 de novembro, às 19h no auditório da Fundação Editora da Unesp, e conta com a participação dos professores doutores Ivan Domingues, Oswaldo Giacoia Junior e Marcelo Perine. O evento é gratuito, mas é necessário inscrever-se previamente pelo e-mail filosofianobrasil@editora.unesp.br. 

Em Filosofia no Brasil, Ivan Domingues compõe uma profunda e abrangente análise da filosofia no Brasil. O autor propõe oferecer um livro de metafilosofia, na extensão da natureza essencialmente reflexiva da filosofia, que a autoriza a tomar a si mesma como objeto e fazer uma reflexão filosófica sobre a filosofia, uma "filosofia da filosofia". O objeto, no caso, é a filosofia brasileira ou, mais precisamente, o problema filosófico da existência ou não de uma filosofia no Brasil, justificando o qualificativo de brasileira. Também é propósito desta obra imprimir às reflexões a forma de ensaio filosófico, procurando tirar o máximo de proveito do ensaísmo, que por índole é um gênero literário que procura enraizar-se no presente ou no contemporâneo, de onde vai extrair sua motivação e onde vai encontrar suas matérias. 

Sobre os palestrantes 
Ivan Domingues - Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris 1 e estágio pós-doutoral pelas universidades de Oxford e Notre Dame, é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde coordena o Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo.

Oswaldo Giacoia Junior - Doutor em Filosofia pela Freie Universität Berlin e estágio pós-doutoral pela Freie Universität Berlin, Viena e Lecce, atualmente é professor Titular do Departamento de Filosofia-IFCH da Universidade Estadual de Campinas.

Marcelo Perine – Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e com estágio pós-doutoral na Université de Lille III, França, e Universitá degli Studi de Macerata, na Itália, é professor Associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


Debate, mesa-redonda e lançamento do livro Filosofia no Brasil
Data: segunda-feira, 13 de novembro de 2017
Horário: a partir das 19h
Local: Auditório da Fundação Editora da Unesp  
Endereço: Praça da Sé, 108 (Estação Sé do metrô) | Centro | São Paulo - SP 
Inscrições gratuitas: filosofianobrasil@editora.unesp.br 
Utilize metrô ou táxi, pois os estacionamentos na região não funcionam após às 20h

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp