Debate virtual será no canal do YouTube da Editora Unesp e em sua página no Facebook
Nos dias 29 e 30 de outubro, às 19h, especialistas se reúnem no canal da Editora Unesp no YouTube e em sua página no Facebook para debater a presença modernista na fervilhante capital parisiense do início dos anos 1920 a partir do livro 1923: Os modernistas brasileiros em Paris, organizado pela pesquisadora Gênese Andrade. A obra traz à tona uma coletânea inédita de crônicas de Oswald de Andrade, Sérgio Milliet e Emiliano Di Cavalcanti, além de dez ensaios que aprofundam a análise da interação entre os brasileiros e os vanguardistas europeus.
Confira a programação completa a seguir:
DEBATE 1: A presença de Tarsila do Amaral, Rego Monteiro e Villa-Lobos, e a atuação do embaixador Souza Dantas em Paris em 1923
29 de outubro, terça-feira, às 19h
Participantes:
Alecsandra Matias de Oliveira - Professora do CELACC, da ECA-USP, e curadora independente. Articulista do Jornal da USP, editora da Revista Arte & Crítica e colaboradora da DasArtes. Autora de Schenberg: crítica e criação (2011) e Memória da Resistência (2022).
Cacá Machado - Professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Foi diretor do Centro de Estudos Musicais do Auditório Ibirapuera (2010 e 2011) e diretor do Centro de Música da Funarte (2008 a 2010).
Fábio Koifman - Professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em História da UFRRJ.
Orlando de Barros - Integra o Programa de Pós-graduação em História da Uerj. Líder do Grupo de Pesquisa Dimensões do Regime Vargas e seus desdobramentos (CNPq).
Tadeu Chiarelli - Professor sênior do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. Foi curador-chefe do MAM-SP (1996-2000), diretor do MAC-USP (2010-2014) e diretor geral da Pinacoteca de São Paulo (2015-2017).
Gênese Andrade (mediadora) - Professora universitária, pesquisadora independente e tradutora. Organizadora de 1923: Os modernistas brasileiros em Paris, entre outras obras.
DEBATE 2 - A presença de Oswald de Andrade, Sérgio Milliet, Victor Brecheret, Di Cavalcanti e Blaise Cendrars em Paris em 1923
30 de outubro, quarta-feira, às 19h
Participantes:
Carlos Augusto Calil - Professor do curso de Cinema da ECA-USP. Entre 1979 e 2012, exerceu funções de direção em órgãos públicos culturais como Embrafilme, Cinemateca Brasileira, Centro Cultural São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Regina Salgado Campos - Professora sênior da FFLCH-USP, tradutora, pesquisadora do Grupo de Pesquisas Brasil-França (Grupebraf) do IEA-USP, tendo ocupado o cargo de coordenadora, de 2014 a abril de 2024.
Roberto Zular - Professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP. Poeta e tradutor, organizador de várias obras.
Thiago Gil Virava - Professor especialista visitante no Instituto de Artes da Unicamp. Gerente de Educação da Fundação Bienal de São Paulo.
Valter César Pinheiro - Professor de Literatura Francesa na Universidade Federal de Sergipe.
Gênese Andrade (mediadora) - Professora universitária, pesquisadora independente e tradutora. Organizadora de 1923: Os modernistas brasileiros em Paris, entre outras obras.
Sobre o livro
Em 1923, Paris foi palco de uma notável presença de artistas modernistas brasileiros, muitos dos quais haviam participado da Semana de Arte Moderna de 1922. Vicente do Rego Monteiro, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret e Villa-Lobos destacaram-se em eventos culturais prestigiados. Entre 1923 e 1924, Oswald de Andrade, Sérgio Milliet e Emiliano Di Cavalcanti enviaram crônicas ao Brasil, agora reunidas neste volume, que inclui textos inéditos. Além disso, especialistas de diversas áreas oferecem uma visão abrangente da influência brasileira em Paris, explorando a interação com vanguardistas europeus e a consolidação do modernismo.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br