Especialistas debatem sobre epidemia de depressão e capitalismo na atualidade

Notícia
Notícias
segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Debate virtual ocorre na próxima segunda-feira, 13 de dezembro, às 19h

O mundo enfrenta uma epidemia de depressão: além de já ser a principal causa de incapacitação no planeta, a depressão se tornará, até 2030, a primeira doença no ranking das principais causas da carga patológica mundial. Diante de cenário tão complexo, a reunião de múltiplos esforços em diferentes campos do saber para jogar luz sobre a depressão e o conceito de saúde mental, examinando-os  em relação à biopolítica peculiar à ascensão do neoliberalismo, é fundamental. Com base nesse raciocínio nasceu o livro Saúde mental, depressão e capitalismo, do sociólogo Elton Corbanezi, que será lançado no debate virtual "Epidemia de depressão e capitalismo na atualidade", seguido de sorteio de exemplar da obra, na próxima segunda-feira, 13 de dezembro, às 19h (horário de Brasília). 

A transmissão ao vivo será feita por meio do canal da Editora Unesp no YouTube e em sua página oficial no Facebook

Participantes

Elton Corbanezi é doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor de Sociologia (graduação e pós-graduação) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Suas pesquisas voltam-se a temas como ciência, cultura, psiquiatria, saúde mental, subjetividade e capitalismo contemporâneo.

Osvaldo Javier López Ruiz é pesquisador do Instituto de Ciencias Humanas, Sociales y Ambientales (INCIHUSA) - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), da Argentina, professor do doutorado em Ciências Sociais da Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo) e Visiting Fellow no Graduate Institute Genebra, Suíça. É autor de Os executivos das transnacionais e o espírito do capitalismo: capital humano e empreendedorismo como valores sociais (2007), Max Weber e Michel Foucault: paralelas e intersecções (em coautoria, 2018), e de diversos artigos e capítulos de livros.  

Mario Eduardo Costa Pereira é psicanalista, psiquiatra. Professor titular em Psicopatologia Clínica pela Aix-Marseille Université e Livre-docente em Psicopatologia pela Unicamp. Doutor em Psicopatologia Fundamental pela Université Paris 7, é também professor associado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, onde dirige o Laboratório de Psicopatologia Sujeito e Singularidade (LaPSuS). Também atua como diretor do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise, de São Paulo. 

Sandra Caponi é professora titular do departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina- Brasil. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Sociologia, Filosofia e História das Ciências da Saúde (NESFHis) do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, cadastrado em CNPq, coordenadora do projeto Capes- Cofecub “Os saberes expertos no domínio da infância” com a universidade de Paris 8. Autora dos livros Loucos e degenerados: uma genealogia da psiquiatria ampliada e Uma sala Tranquila: neurolépticos para uma biopolítica da indiferença entre outros. Professora do Programa de pós-graduação em Sociologia Política e do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC 

Mediação

Filipe Mendonça é professor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia. É autor do livro Entre a teoria e a história: A política comercial dos Estados Unidos na década de 1980 (Editora Unesp) e coautor do livro Poder e comércio: A política comercial dos Estados Unidos (Editora Unesp).

Assista, a seguir, ao booktrailer sobre o livro:

https://www.youtube.com/watch?v=VwCvIn3VzCM

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp
imprensa.editora@unesp.br