'Estadão' resenha 'Sociologia do desconhecimento'

Imprensa
Imprensa
domingo, 7 de novembro de 2021

José de Souza Martins, autor de Sociologia do desconhecimento

O reitor da Uniregistral, docente da pós-graduação da Uninove e presidente da Academia Paulista de Letras – 2021-2022, José Renato Nalini, resenhou o livro Sociologia do desconhecimento: ensaios sobre a incerteza do instante, de José de Souza Martins, para o Estadão.

"O sociólogo José de Souza Martins, cuja lúcida contribuição para o pensamento brasileiro é constante e se intensifica nesta policrise, oferece mais uma instigante obra: Sociologia do Desconhecimento – Ensaios sobre a incerteza do instante, publicada pela Editora Unesp", destaca Nalini. "Por sinal, a intelectualidade precisa investir nas Editoras Universitárias, último bastião de resistência para a disseminação de ideias que vão além do imediatismo consumista. Lamentavelmente, os governos se desinteressam dessa missão. Talvez um reforço na convicção de que povo esclarecido é povo que reivindica e exige observância de normatividade flagrantemente descumprida."

Ao longo do texto, Nalini escreve que a sociedade brasileira é fascinante por um lado e "aterradora" por outro. Dela, diz ele, Souza Martins realiza um diagnóstico preciso. E continua: "Se saída houver, virá de consciências bem formadas como a de Souza Martins, um sociólogo predestinado a ser um agente de transformação. Ler seu livro é essencial para todos os que se afligem com esse desconforto que só contamina pessoas de bem."

Leia a resenha na íntegra aqui.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br