Obra reúne crônicas inéditas de Oswald de Andrade, Sérgio Milliet e Emiliano Di Cavalcanti e análises de especialistas sobre a interação dos brasileiros com vanguardas europeias
No dia 30 de novembro, às 15h, a pesquisadora Gênese Andrade lança 1923: Os modernistas brasileiros em Paris. O evento, que reúne um time de especialistas (ver mais informações abaixo) será na Casa Mário de Andrade, em São Paulo. Os palestrantes debaterão a presença modernista na fervilhante capital parisiense do início dos anos 1920 a partir do livro.
A obra traz à tona uma coletânea inédita de crônicas de Oswald de Andrade, Sérgio Milliet e Emiliano Di Cavalcanti, além de dez ensaios que aprofundam a análise da interação entre os brasileiros e os vanguardistas europeus.
Participantes:
Alecsandra Matias de Oliveira - Professora do CELACC, da ECA-USP, e curadora independente. Articulista do Jornal da USP, editora da Revista Arte & Crítica e colaboradora da DasArtes. Autora de Schenberg: crítica e criação (2011) e Memória da Resistência (2022).
Regina Salgado Campos - Professora sênior da FFLCH-USP, tradutora, pesquisadora do Grupo de Pesquisas Brasil-França (Grupebraf) do IEA-USP, tendo ocupado o cargo de coordenadora, de 2014 a abril de 2024.
Tadeu Chiarelli - Professor sênior do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. Foi curador-chefe do MAM-SP (1996-2000), diretor do MAC-USP (2010-2014) e diretor geral da Pinacoteca de São Paulo (2015-2017).
Roberto Zular - Professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP. Poeta e tradutor, organizador de várias obras.
Gênese Andrade (mediadora) - Professora universitária, pesquisadora independente e tradutora. Organizadora de 1923: Os modernistas brasileiros em Paris, entre outras obras.
Sobre o livro
Em 1923, Paris foi palco de uma notável presença de artistas modernistas brasileiros, muitos dos quais haviam participado da Semana de Arte Moderna de 1922. Vicente do Rego Monteiro, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret e Villa-Lobos destacaram-se em eventos culturais prestigiados. Entre 1923 e 1924, Oswald de Andrade, Sérgio Milliet e Emiliano Di Cavalcanti enviaram crônicas ao Brasil, agora reunidas neste volume, que inclui textos inéditos. Além disso, especialistas de diversas áreas oferecem uma visão abrangente da influência brasileira em Paris, explorando a interação com vanguardistas europeus e a consolidação do modernismo.
Serviço – Lançamento do livro 1923: Os modernistas brasileiros em Paris
Data: 30 de novembro de 2024
Horário: 15h
Local: Casa Mário de Andrade
Endereço: Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda, São Paulo - SP
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br