Georges Minois retrata Carlos Magno em biografia de fôlego

Notícia
Notícias
segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Historiador revela a complexidade do homem por trás do personagem heroico, desvendando mitos e explorando seu impacto na história europeia  

Quem foi, afinal, Carlos Magno? Um rei guerreiro brutal ou um líder visionário que lançou as bases da Europa? Em sua obra de fôlego Carlos Magno, Georges Minois nos leva a uma jornada imersiva pela vida e pelos tempos deste personagem icônico. Com uma narrativa envolvente e ricamente documentada, o historiador francês desmistifica a figura heroica, revelando a complexidade do homem que moldou a Europa.

Minois nos transporta para o século VIII, um período turbulento de guerras, intrigas políticas e fervor religioso. Acompanhamos a ascensão de Carlos Magno ao poder, suas conquistas militares, a consolidação de um vasto império ocidental e seus esforços em promover educação e cultura. O autor não se limita à cronologia dos eventos; ele explora a personalidade de Carlos Magno, suas ambições, contradições e fé profunda.

“Carlos Magno é um desses gigantes da história que, como Alexandre, César e Napoleão, deixaram uma marca indelével na memória coletiva. Todos eles deram origem a lendas e mitos, o que é a suprema consagração da carreira de um grande homem, e o faz entrar no panteão dos heróis”, escreve Minois. “Para o historiador, essa marca de glória é ambivalente: por um lado, é reveladora da evolução cultural e, portanto, um interessante tema de estudo; por outro, é um envelope pesado que encobre a verdade histórica do personagem e torna muito mais difícil o acesso à sua existência autêntica, que deve ser o objeto de uma biografia. O caso de Carlos Magno é um caso típico disso.”

Além de explorar a figura histórica, Minois investiga as motivações por trás das decisões políticas e militares de Carlos Magno, examinando suas alianças e conflitos. A corte carolíngia, com suas intrigas e jogos de poder, é detalhadamente retratada, oferecendo um panorama rico do contexto social e político que definiu o reinado de Carlos Magno e moldou o futuro da Europa. Uma biografia essencial para se entender as origens da Europa moderna e o legado duradouro de Carlos Magno.  

Sobre o autor – Georges Minois é professor de História e historiador das mentalidades religiosas. Dele, a Editora Unesp publicou História do riso e do escárnio (2003), A idade de ouro (2011), História do ateísmo (2014), História do futuro (2016), História do suicídio (2018), História da solidão e dos solitários (2019), As origens do mal (2021), Henrique VIII (2022), História do inferno (2023), História da Idade Média (2023) e A Guerra dos Cem Anos (2024).

Título: Carlos Magno
Autor: Georges Minois
Tradução: Nícia Adan Bonatti
Número de páginas: 688
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 168
ISBN: 978-65-5711-223-6

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no FacebookInstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br