Goethe encanta leitores com mais relatos de viagem pela Europa de sua época

Notícia
Notícias
segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Novo livro da Coleção Goethe traz experiências do gênio alemão na Suíça, na França em plena Revolução, e também em meio às coleções de história natural do Reno e do Meno 

Relatos de viagem compõem um importante conjunto de escritos autobiográficos do gênio da literatura alemão Johann Wolfgang von Goethe, como pode ser observado no monumental Viagem à Itália. “A estada de Goethe naquele país não só teve importância fundamental para o desenvolvimento de sua carreira de escritor em particular, como também para o da própria literatura alemã em geral. No entanto, é inegável que as demais viagens ensejaram contribuições relevantes na trajetória do autor, mesmo se reconhecidas as diferenças dos motivos que as determinaram e das circunstâncias em que foram empreendidas”, anota Mario Luiz Frungillo, que traduziu a obra que ora vem a lume pela Editora Unesp: A campanha na França e outros relatos de viagem, lançamento que traz diversos outros momentos de Goethe em sua caminhada pela Europa.

O primeiro dos textos, Cartas da Suíça, é dividido em duas partes: a primeira, uma peça de ficção, composta de cartas do jovem Werther referentes a sua estada na Suíça em uma época anterior aos acontecimentos narrados no famoso romance da juventude de Goethe; a segunda, trata da viagem de Goethe em 1797, em companhia do duque Carl August; já Excertos de um diário de viagem são passagens do diário escrito por Goethe durante sua viagem à Itália que não foram incluídas no livro que a narra especificamente; Campanha na França trata da campanha empreendida contra a Revolução Francesa por uma coalizão austro-prussiana, na qual o poeta alemão foi, a contragosto, como observador – o relato O cerco de Mainz segue-se a este como extensão; em seguida, tem-se um texto póstumo organizado por Eckermann a partir do diário escrito por Goethe em sua terceira viagem à Suíça. Com o fim das guerras napoleônicas, o alemão fez uma viagem às regiões do Reno e do Meno, o que deu origem a Sobre arte e Antiguidade nas regiões do Reno e do Meno, focado no patrimônio histórico natural da região; e, por fim, A festa de São Roque em Bingen descreve a festa na capela de São Roque em Bingen em 1814, a primeira depois do fim do domínio francês.

Os relatos reunidos no volume foram organizados cronologicamente, segundo a época em que as viagens foram realizadas. Alguns deles se constituem de diários e cartas escritos durante a própria viagem, enquanto outros foram redigidos muitos anos depois dos acontecimentos neles narrados, a partir de seus próprios materiais ou consultas a bibliotecas e registros de terceiros.

“Embora forme um conjunto heterogêneo, a reunião desses escritos menores de viagem, além de constituir um complemento importante de seus textos autobiográficos, nos dá também uma ideia da grande variedade de interesses e da permanente atividade intelectual de Goethe”, destaca Frungillo. “A sombra das guerras e revoluções paira sobre boa parte das recordações reunidas nestes relatos, mas, mesmo nas situações mais adversas, como na desastrosa campanha na França, nós o vemos recolhendo dados para seus estudos sobre a luz e as cores. E, nos escritos posteriores a esse período, podemos observá-lo preocupado com a preservação de tesouros artísticos e monumentos, e com sua necessária institucionalização.”

Sobre o autor – Johann Wolfgang von Goethe (1749 – 1832) nasceu em Frankfurt, na Alemanha. Foi poeta, dramaturgo, romancista e ensaísta e é considerado o maior nome da literatura alemã. Escreveu as obras mundialmente consagradas como Fausto e Os sofrimentos do jovem Werther. A Editora Unesp publicou De minha vida: Poesia e verdade e Viagem à Itália, ambos de sua autoria, e Conversações com Goethe nos últimos anos de sua vida (1823-1832), do poeta Johann Peter Eckermann, que possibilita conhecer melhor tanto o literato quanto a sua época.

Título: A campanha na França e outros relatos de viagem
Autor: Johann Wolfgang von Goethe
Tradução: Mario Luiz Frungillo
Número de páginas: 653
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 158,00
ISBN: 978-65-5711-026-3

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br