Evento gratuito acontece na Biblioteca Mário de Andrade na noite de 7 de maio
A série Encontro com os escritores recebe o renomado historiador britânico Peter Burke para discutir as raízes históricas das fake news e sua relação com os meios de comunicação contemporâneos. Promovido pela Universidade do Livro, Biblioteca Mário de Andrade, Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp e Fundação Editora da Unesp, o evento acontece na quarta-feira, 7 de maio, às 19h, com entrada gratuita mediante inscrição prévia aqui.
Professor emérito da Universidade de Cambridge e referência em História Moderna Europeia, Burke mostrará como a manipulação da informação não é um fenômeno recente. Sua análise abrange desde os "relatórios falsos" do século XIX e a dissimulação no período barroco até os rumores e mentiras que permeiam civilizações antigas.
Além do panorama histórico, o especialista vai examinar o papel das redes sociais na disseminação de desinformação na era digital, propondo reflexões sobre como combatê-la. Publicou, pela Editora Unesp, diversas obras: História e teoria social, A arte da conversação, A escrita da história: novas perspectivas, O que é história do conhecimento?, Testemunha ocular – o uso da imagem como evidência histórica e Perdas e ganhos: Exilados e expatria dos na história do conhecimento na Europa e nas Américas, 1500-2000 e O polímata: uma história cultural de Leonardo da Vinci a Susan Sontag.
Com passagem pela USP como professor visitante nos anos 1990, o historiador é reconhecido globalmente por suas pesquisas sobre cultura e conhecimento. Na conferência, Peter Burke dará mais uma de suas numerosas contribuições intelectuais, explorando como a história nos ajuda a decifrar os desafios atuais da informação, desde os mecanismos de propagação de falsas narrativas até seu impacto na sociedade.
Data: 7 de maio de 2025
Horário: 19h às 21h
Local: Biblioteca Mário de Andrade
Endereço: Rua da Consolação, 94 – Estação Anhangabaú do Metrô)
Inscrições aqui.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br