Ivan Domingues lança 'Filosofia no Brasil' em mesa-redonda com Marcelo Perine e Oswaldo Giacoia

Notícia
Notícias
terça-feira, 14 de novembro de 2017

Marcelo Perine, mediador do evento, Ivan Domingues, autor, e Oswaldo Giacoia, debatedor, após a mesa-redonda Filosofia no Brasil

Em comemoração aos seus 30 anos, a Editora Unesp realizou na noite de segunda-feira, 13 de novembro, a mesa-redonda e lançamento do livro Filosofia no Brasil: legados e perspectivas – Ensaios metafilosóficos, de Ivan Domingues. O evento, seguido de sessão de autógrafos, contou com a participação dos professores doutores Ivan Domingues, Oswaldo Giacoia Junior e Marcelo Perine. 

Em Filosofia no Brasil, o autor lança mão do ensaísmo como ferramenta literária. Seu objetivo é uma reflexão filosófica sobre a filosofia, um texto metafilosófico. "Obra resulta no cruzamento da metafilosofia (filosofia da filosofia) e na história da intelectualidade, há uma análise sobre os nossos intelectuais brasileiros", aponta Ivan Domingues.  "No livro, a história da Filosofia entrou como instrumento e não como objeto. O foco é a intelectualidade filosófica brasileira", completa. 

Ao longo de seis capítulos, “dispostos em passos argumentativos com unidade temática”, como define Domingues, reserva ao primeiro o “delineamento do argumento metafilosófico da filosofia nacional e seus recortes temporais, em que o propósito dos ensaios é debatido e a metodologia justificada”. Nos cinco capítulos seguintes, recortes e seus temas, com sólida argumentação e desenvolvimento: da focalização do problema ao desenho de perspectivas.  

Para o mediador da mesa-redonda Marcelo Perine, "a prova da qualidade desses ensaios está na ousadia de Ivan de correr o risco do pensamento, o risco de pensar, de comparar e discutir a produção filosófica brasileira". 

Oswaldo Giacoia, que também assina o prefácio da obra, afirma que o livro leva à reflexão sobre a história das reflexões filosóficas a um outro patamar, que se distingue pela qualidade teórica. "Outra enorme qualidade da publicação é a confluência entre a vertente metafilosófica, dos embasamentos históricos, e a vertente da história intelectual brasileira."

Confira aqui as fotos do evento e assista abaixo ao vídeo com depoimentos dos debatedores:

https://www.youtube.com/watch?v=Fx0Ww23Ue_w

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp