A edição de julho/agosto do Jornal da ANE, publicado pela Associação Nacional de Escritores, publicou resenha do professor de Língua Portuguesa e Literatura, contista, romancista e poeta Victorino Aguiar, sobre o livro Papéis de prosa: Machado & mais, de Antonio Carlos Secchin, lançado neste ano.
"Não esperava menos do que encontrei, já sabedor do esmero, dedicação eamor com que Secchin se lança à feitura de seus textos. Difícil, não se apaixonar pelos textos dele, e partir para os mais rasgados elogios e a tietagem explícita. A obra é de leitura fácil, prazerosa e até divertida, fruto da originalíssima simbiose que ele promove entre os diferentes gêneros textuais", afirma Aguiar.
Antonio Carlos Secchin é professor emérito de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Letras pela mesma universidade. Poeta, autor vários livros, entre eles Desdizer (2017), poesia reunida. Em 2018, publicou a obra infantil O galo gago, que recebeu o Selo 10 da Cátedra de Leitura da Unesco. No mesmo ano, lançou Percursos da poesia brasileira: Do século XVIII ao XXI, ganhador do Prêmio APCA de ensaio. Foi eleito em 2004 para a Academia Brasileira de Letras. Em 2013, a Editora da UFRJ publicou Secchin: uma vida em letras, sobre a sua trajetória. Em 2019, recebeu o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro, da Academia Carioca de Letras, pelo conjunto da sua obra. Pela Editora Unesp, publicou também Papéis de poesia II (2023).
Confira a íntegra da resenha a seguir.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br