'Jornal da Unesp' entrevista sociólogo José de Souza Martins

Notícia
Notícias
domingo, 13 de julho de 2025

Sociólogo com mais de 40 livros publicados será homenageado pelo Prêmio Jabuti por sua contribuição à compreensão dos fenômenos sociais contemporâneos

O Jornal da Unesp entrevistou o sociólogo José de Souza Martins, personalidade literária do ano para o Jabuti Acadêmico de 2025.

Autor de mais de duas dezenas de obras, publicou, pela Editora Unesp, o livro de crônicas O coração da Pauliceia ainda bate (2017, em coedição com a Imprensa Oficial), que em 2018 recebeu menção honrosa no Prêmio Abeu e foi finalista do Jabuti. É autor também de Sociologia do desconhecimento (2021), As duas mortes de Francisca Júlia (2022) e Capitalismo e escravidão na sociedade pós-escravista (2024).

"O capitalismo no Brasil não é uma cópia do capitalismo de outros países. Fernando Henrique Cardoso, que foi meu professor, já havia chamado a atenção para isso na tese de doutorado dele Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional, e eu continuei investigando o tema. Contudo, à medida que a pesquisa andava, eu notei que haviam temas correlacionados mais abertos, que pediam uma investigação adicional. Então eu fui ampliando a pesquisa até esse livro mais recente, que é o Capitalismo e escravidão na sociedade pós-escravista, publicado pela Editora Unesp, em que praticamente eu fecho essa linha de análise da realidade brasileira", diz Martins.

Leia a íntegra aqui.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no FacebookInstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br