Jornal potiguar indica dois livros da Editora Unesp para compreender melhor os dias atuais

Artigo
Artigo
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Jornal Tribuna do Norte apontou em, 3 de janeiro, dois livros da Editora Unesp que podem auxiliar aqueles que buscam uma compreensão do cenário atual no campo da Sociologia e Filosofia: Doce violência: A ideia do trágico, de Terry Eagleton e Nosso amplo presente, de Hans Ulrich Gumbrecht.

Terry Eagleton propõe uma leitura política do conceito do trágico, numa tentativa de jogar luz sobre o desespero humano na era contemporânea, do chamado capitalismo tardio. Ele parte da convicção de que um materialismo genuíno, que se opõe tanto ao relativismo historicista quanto ao idealismo, precisa levar em conta também os aspectos da existência que constituem as estruturas permanentes do ser humano, entre os quais está a realidade do sofrimento.

Já Gumbrecht descreve em diferentes tópicos o processo pelo qual a “visão de mundo histórica” vem sendo confrontada e parcialmente substituída desde meados do século 20. Ao mesmo tempo, porém, tal visão de mundo pertence à lógica de “presente amplo”, o cronótopo emergente, que, contudo, convive com o anterior, o cronótopo de “futuro aberto”, produto do Iluminismo. Para o autor, compreender a realidade da nova constituição do tempo, em que o presente abarca o passado e, ainda, um futuro percebido como ameaçador, pode se refletir em melhores condições de vida, individual e coletivamente.

Confira abaixo a matéria publicada:

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp