José de Souza Martins resgata as revoluções de 1924 e 1932

Notícia
Notícias
quinta-feira, 28 de junho de 2018

Revolta de 1924. Efeito de bomba na Rua Helvetia (5 de julho de 1924).
Imagem interna do livro Bombas sobre São Paulo, de Ilka Stern Cohen (Editora Unesp, 2007) 

O escritor e sociólogo José de Souza Martins resgata dois momentos históricos da cidade de São Paulo: a Revolta Paulista de 1924 e a Revolução Constitucionalista de 1932 no evento Memórias de São Paulo: as revoluções de 1924 e 1932, mediado pelo jornalista Paulo Werneck, que acontece na próxima quinta-feira, 5 de julho, no auditório da Fundação Editora da Unesp (Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo), das 19h às 21h.

Mesmo dentre os paulistanos, não são muitos os que sabem que a cidade foi palco de duas revoluções que tiveram efeitos profundos nos acontecimentos subsequentes da turbulenta trajetória brasileira.

A de 1924 nunca fez parte do calendário de efemérides de São Paulo. Os registros fotográficos dessa campanha mostram, contudo, a extensão brutal da presença, rara no Brasil, de um bombardeio maciço sobre uma paisagem urbana ainda hoje corriqueira para os paulistanos: o largo da Sé, a Mooca, Perdizes...

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi o movimento armado ocorrido no estado de São Paulo, entre julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Por isso que 9 de julho é feriado apenas no estado de São Paulo.

Para resgatar esses dois importantes movimentos históricos, José Martins apresenta crônicas históricas e imagens de época. Em seguida, autografa seu livro  O coração da Pauliceia ainda bate (coedição Editora Unesp e Imprensa Oficial).

Neste livro, José de Souza Martins reúne crônicas inéditas e outras baseadas em artigos sobre a cidade de São Paulo e a região metropolitana publicados no caderno "Metrópole" do jornal O Estado de S. Paulo, durante nove anos, de 2004 a 2013. O autor volta um olhar terno, por vezes bem-humorado, outras vezes nostálgico, sobre cantos e recantos paulistanos. Mesclam-se nos saborosos textos o olhar historiográfico, o olhar do sociólogo, mas sobretudo o olhar literário do cronista. Trata-se de um passeio agradabilíssimo pela cidade, que descortina ao leitor insuspeitadas histórias que se escondem nas ruas, nos casarões, nos monumentos de São Paulo. 

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. É necessário inscrever-se aqui

Sobre o autor – Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1970), José de Souza Martins, 78 anos, é professor titular aposentado da USP e foi eleito em 2015 para a cadeira nº 22 da Academia Paulista de Letras. Na docência e na pesquisa científica, é autor nas áreas de Sociologia da Vida Cotidiana, Sociologia Visual e Sociologia dos Movimentos Sociais. Tem feito pesquisas e escrito sobre a questão agrária, sobre a Amazônia, sobre fotografia, sobre o subúrbio e sobre comportamento coletivo. Escreveu nos jornais O Estado de S. Paulo Folha de S.Paulo. Atualmente é colunista do suplemento Eu & Fim de Semana, do jornal Valor Econômico.

Sobre o mediador –  Paulo Werneck é editor de livros, jornalista e tradutor literário. Desde 2017, edita a revista Quatro Cinco Um, especializada na cobertura de livros. Traduziu diversas obras. Em 1999, publicou ­Cabras - Caderno de viagem, com Antonio Prata, Chico Mattoso e Zé Vicente da Veiga, livro que em 2002 ganhou nova edição, com prefácio de Antonio Candido. Editou, com Chico Mattoso, a revista literária independente Ácaro. Com 11 anos de experiência em editoras, trabalhou na Companhia das Letras e Cosac Naify, tendo participado da elaboração do manual de edição e estilo de ambas. Foi o editor responsável pela criação do caderno Ilustríssima, da Folha de S.Paulo (2010-13). É membro da Comissão Consultiva da Universidade do Livro. 

Memórias de São Paulo: as revoluções de 1924 e 1932 e sessão de autógrafos de O coração da Pauliceia ainda bate
Data: quinta-feira, 5 de julho de 2018
Horário: das 19h às 21h
Local: Auditório da Fundação Editora da Unesp 
Endereço: Praça da Sé, 108 - centro, São Paulo | SP (esquina com a rua Benjamin Constant | estação Sé do Metrô)
Evento gratuito: inscrições aqui

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp