Lançada no Brasil primeira edição em português do tratado de violino de Leopold Mozart

Notícia
Notícias
domingo, 14 de dezembro de 2025

Obra formou gerações de violinistas e influenciou diretamente Wolfgang Amadeus Mozart  

Muito antes de ser lembrado como o pai de Wolfgang Amadeus Mozart, Leopold Mozart já havia deixado sua marca na história da música. Em 1756, o mesmo ano em que nasceu seu filho, ele publicou Violinschule, um tratado sobre o ensino do violino que influenciaria gerações. A obra inédita em português acaba de chegar ao público brasileiro com o título Ensaio de uma escola fundamental para violino, ou ainda A escola de violino de Leopold Mozart, em tradução primorosa de Lílian MPSilva, publicada pela Editora Unesp.

Mais do que um manual técnico, o livro oferece uma visão abrangente e surpreendentemente vívida do ensino musical no século XVIII. Leopold detalha exercícios de arcadas, técnicas de arco e ornamentações, mas também compartilha — com franqueza incomum para nossos tempos — críticas, lamentos e reflexões sobre os desafios da pedagogia musical. Com isso, o texto vai muito além do público violinista, interessando também a quem se dedica à música, à arte e à história.

“Para Leopold, ajustar o violino ao corpo é muito mais do que seguir regramentos técnicos. É preciso estar ciente de si para conseguir segurar o violino sem tensões excessivas e prejudiciais ao próprio corpo. Uma relação recíproca do corpo para o violino, do violino para o corpo”, escreve a tradutora da obra. “Mozart trata o arco como o centro anímico do violino e por onde é possível revelar, interpretar, realizar uma obra, torná-la música, melodia, e, por fim, evidencia a enorme importância de saber ler uma peça e saber, pelos afetos conectados, chegar a si e aos ouvintes.”

O tratado também é notável por sistematizar, por escrito, conhecimentos que até então eram transmitidos majoritariamente por tradição oral. Assim, constitui-se como documento histórico de valor inestimável, ao mesmo tempo técnico, filosófico e literário.

Nas palavras da pesquisadora Teresa Cristina Rodrigues, trata-se de uma obra “maiúscula”, cuja chegada em português preenche “a grande lacuna de fontes primárias musicais existentes na nossa língua”. A edição que o leitor tem em mãos reafirma o compromisso da editora com a difusão de obras fundamentais para o pensamento artístico e humanístico, tornando acessível, a novos leitores, uma herança musical que transcende séculos.  

Sobre o autor – Johann Georg Leopold Mozart (Augsburgo, 14 de novembro de 1719 – Salzburgo, 28 de maio de 1787) foi um notável compositor, professor e violinista alemão. É conhecido por ser o pai e professor de Wolfgang Amadeus Mozart. Sua obra mais célebre, esta que agora chega ao público brasileiro, é um dos mais importantes livros didáticos de violino do século XVIII, oferecendo um ponto de observação privilegiado sobre a técnica e a prática musical da época.

Título: Ensaio de uma escola fundamental para violino, ou ainda A escola de violino de Leopold Mozart
Autor: Leopold Mozart
Tradução: Lílian MPSilva  
Número de páginas: 313
Formato: 13,7 x 21 cm
Preço: R$ 89
ISBN: 978-65-5711-311-0 

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, InstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br