Evento acontece na Livraria Megafauna, em São Paulo
No próximo dia 31 de março, às 19h, será lançado o livro Um intelectual na urgência: Pasolini lido no Brasil, organizado por Maria Betânia Amoroso e Cláudia Tavares Alves, em coedição da Editora Unesp e da Editora da Unicamp. O evento, que contará com bate-papo e sessão de autógrafos, ocorrerá presencialmente na Livraria Megafauna, centro de São Paulo.
Cláudia Tavares Alves é professora, pesquisadora e tradutora de Literatura. É doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp e realiza, atualmente, pesquisa de pós-doutoramento na UFJF, sobre tradução e criação literária. Organizou, com Maria Betânia Amoroso, a coletânea Um intelectual na urgência: Pasolini lido no Brasil (2022) e publicou Pasolini em polêmica: interlocuções de um intelectual corsário (2022).
Maria Betânia Amoroso é livre-docente e professora-colaboradora da Unicamp, pesquisadora e tradutora. Entre seus interesses maiores está o autor e intelectual italiano Pier Paolo Pasolini sobre quem publicou, entre outros, o livro A paixão pelo real: Pasolini e a crítica literária (1997) e Pier Paolo Pasolini, pequena biografia intelectual do autor. Foi co-organizadora com Cláudia Tavares Alves da coletânea Um intelectual na urgência: Pasolini lido no Brasil.
Maurício Santana Dias é livre-docente em Letras Modernas na USP e tradutor. Recebeu em 2019 o Premio Nazionale di Traduzione do Ministério da Cultura da Itália (MiBACT) e o Prêmio Paulo Rónai, da FBN, em 2008 e 2022. Organizou, com Alfonso Berardinelli, Pier Paolo Pasolini: poemas e traduziu obras de Boccaccio, Pavese, Calvino, Natalia Ginzburg, Elena Ferrante, Maquiavel, Pirandello, Dante, entre outros.
Os 17 ensaios deste livro constituem, em seu conjunto, a abordagem mais ampla que já se fez da obra de Pasolini no Brasil. A coletânea reúne os principais estudiosos brasileiros e italianos de Pier Paolo e começa com dois documentos históricos, que testemunham sua “chegada” ao país. A partir daí, as abordagens se desdobram em caminhos que se cruzam: da poesia à crítica literária e cultural, do jornalismo militante ao cinema e ao teatro. O resultado desse tratamento em múltiplas perspectivas – aliás, o mais condizente com o ethos pasoliniano – consegue dar conta de sua complexidade sem se fechar em interpretações unívocas, tornando-se desde já uma referência sobre “o poeta das cinzas de Gramsci”.
Serviço - Bate-papo sobre o livro Um intelectual na urgência: Pasolini lido no Brasil
Data: 31 de março, às 19h
Local: Livraria Megafauna
Endereço: Av. Ipiranga, 200 - loja 53 - Centro Histórico de São Paulo - São Paulo – SP