Mario G. Losano e Celso Lafer debateram legado de Bobbio para os dias de hoje
O que Bobbio diria dos resultados das últimas eleições legislativas da Itália que alçaram Giorgia Melloni, representante da extrema-direita ao poder? Como preservar o legado do filósofo italiano em meio ao populismo que grassa no mundo?
Respondendo a essas e outras perguntas, por meio da apresentação das principais influências que instigaram e inquietaram o pensamento de Norberto Bobbio, e analisando em detalhe seu processo de maturação intelectual, as escolhas e encruzilhadas a que ele foi submetido em sua admirável coerência, Celso Lafer e Mario G. Losano debateram, em live, o legado do filósofo italiano e seu peso nos dias atuais. Losano aproveitou para comentar sobre seu lançamento Norberto Bobbio: uma biografia cultural. A mediação ficou a cargo do diretor executivo do Instituto Norberto Bobbio, César Barreiro.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Editora Unesp no YouTube e pode ser conferido na íntegra a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=mNg8OXF71Ks
A história do filósofo do direito Norberto Bobbio (1909-2004) e a história da defesa da democracia na Itália se misturam e interpenetram durante quase todo o século XX. Defensor deum trato democrático e civilizado da política e da jurisprudência, Bobbio foi uma espécie de consciência crítica da Itália recente, e dificilmente se pode aquilatar a dimensão de seu percurso intelectual.
Nesse sentido, traçar uma biografia cultural desse pensador italiano é tarefa maiúscula e envolve uma revisitação de parte substantivada história cultural e política italiana– e europeia – recente. Empreitada sobre a qual se debruça o filósofo Mario G. Losano, em Norberto Bobbio: uma biografia cultural, lançamento da Editora Unesp. De aluno, Losano passou a assistente e a amigo de Norberto Bobbio, acompanhando-o durante décadas. Seu ponto de vista privilegiado sobre o pensamento do intelectual é compartilhado com o leitores nesta obra de fôlego.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.