Mario Losano apresenta as principais influências que instigaram e inquietaram o pensamento de Norberto Bobbio

Notícia
Notícias
quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Filósofo fornece contribuição decisiva para o entendimento sobre o intelectual que inspirou e incomodou a esquerda e a direita na Itália e em todo o mundo ocidental

A história do filósofo do direito Norberto Bobbio (1909-2004) e a história da defesa da democracia na Itália se misturam e interpenetram durante quase todo o século XX. Defensor deum trato democrático e civilizado da política e da jurisprudência, Bobbio foi uma espécie de consciência crítica da Itália recente, e dificilmente se pode aquilatar a dimensão de seu percurso intelectual. Nesse sentido, traçar uma biografia cultural desse pensador italiano é tarefa maiúscula e envolve uma revisitação de parte substantivada história cultural e política italiana– e europeia – recente. Empreitada sobre a qual se debruça o filósofo Mario G. Losano, em Norberto Bobbio: uma biografia cultural, lançamento da Editora Unesp. De aluno, Losano passou a assistente e a amigo de Norberto Bobbio, acompanhando-o durante décadas. Seu ponto de vista privilegiado sobre o pensamento do intelectual é compartilhado com o leitores nesta obra de fôlego.

“Esta biografia cultural de Norberto Bobbio expõe os eventos de sua vida que acompanharam a sua produção intelectual, bem como as linhas essenciais dos seus principais escritos”, anota o autor. “Ter estado próximo do filósofo turinense por 45 anos não facilita esta tarefa, porque alguns elementos de sua biografia são também fragmentos da minha vida. A fronteira entre história e testemunhos e torna, às vezes, evanescente.”

Losano mergulha na estreita ligação entre os escritos do filósofo italiano e os eventos histórico-culturais que ocorriam nos momentos em que eram gestados. São cobertos os anos do fascismo e da resistência, a construção da democracia na Itália, a divisão da esquerda e o fim da Primeira República, chegando ao governo Berlusconi. Em paralelo, analisam-se as teses de pós-graduação de Bobbio da década de 1930, seus primeiros trabalhos sobre fenomenologia, sua aproximação com Hans Kelsen, seus estudos sobre positivismo e crítica do direito, entre uma miríade de temas explorados em sua magnífica produção no campo do direito e da ciência política.

“Os critérios que segui nesta biografia cultural requerem uma breve explicação preliminar, devida, também, às peculiaridades literárias de Bobbio. De fato, ele era um escritor de artigos, e não de livros. Salvo poucos livros escritos no início da carreira, como veremos, os volumes de sua maturidade são, de fato, coletâneas de artigos tematicamente interligados. Os milhares de títulos de sua bibliografia se apresentam, por isso, como o depósito das peças de um mosaico, cujo desenho completo estava presente na mente de Bobbio, masque não tomou uma forma orgânica, que não se tornou nunca o System tão caro aos filósofos alemães clássicos”, pontua o autor. E complementa, reverenciando o mestre, “que me iniciou no caminho dos estudos desde o primeiro ano de universidade [..] e depois me acompanhou, passo a passo, nos anos sucessivos, dando-me uma constante lição de rigor intelectual, de dedicação à escola, de simplicidade de costumes e de liberdade no julgamento de homens e coisas.”

Sobre o autor

Nascido na Itália em 1939, Mario G. Losano é filósofo do direito, especialista em informática jurídica e brasilianista. É integrante da Accademia delle Scienze di Torino e do Max-Planck-Institut e professor em diversas universidades, sendo professor emérito de Filosofia Jurídica e Informática Jurídica na Università degli Studi del Piemonte Orientale.


Título: Norberto Bobbio: uma biografia cultural
Autor: Mario G. Losano
Tradução: Erica Salatini, Gesualdo Maffia
Páginas: 535
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 110
ISBN: 978-65-5711-043-0

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br