Neste potente livro, o inventor apresenta sua visão extraordinária sobre as possibilidades de geração e uso da energia
Transmissão de energia elétrica a qualquer distância sem fios e comunicação interplanetária. Ambas as frases poderiam se referir a modernos smartphones com carregadores a indução vendidos em grandes lojas de departamento, certo? Ocorre que a proposta, na verdade, foi feita pelo inventor croata Nikola Tesla no início dos anos 1900, muito antes de que a humanidade em geral pudesse sequer imaginar toda a parafernália eletrônica que cerca o mundo contemporâneo, cada vez mais voraz por energia. Antecipando um dos mais candentes desafios da atualidade, nasce o visionário – e, por que não, poético – ensaio Como aumentar a energia para a humanidade: com destaque à energia solar, que chega aos leitores brasileiros pela Editora Unesp.
Ao longo de seus 16 capítulos, Tesla aborda a questão crucial do aumento da energia disponível para a humanidade, explorando ideias revolucionárias sobre a captação e utilização da energia solar como uma solução sustentável para suprir as crescentes demandas energéticas.
Ele argumenta, por exemplo, que a energia solar é uma fonte abundante e inesgotável, capaz de fornecer energia limpa e renovável para toda a humanidade, e propõe o desenvolvimento de tecnologias avançadas para aproveitá-la eficientemente, superando as limitações das fontes de energia convencionais. “Das três soluções possíveis para o problema principal do aumento da energia humana, esta é de longe a mais importante a considerar, não apenas por causa de seu significado intrínseco, mas também por sua relação íntima com todos os muitos elementos e condições que determinam o movimento da humanidade”, escreve. Tesla vislumbra um futuro em que a humanidade priorize principalmente a energia solar, reduzindo sua dependência de recursos não renováveis e mitigando os impactos ambientais negativos.
Como aumentar a energia para a humanidade é uma leitura estimulante, que oferece reflexões profundas sobre a visão de Tesla para um mundo movido por energias limpas e renováveis. Sua paixão e dedicação para resolver os problemas energéticos da humanidade continuam sendo uma fonte de inspiração até os dias de hoje, incentivando-nos a explorar soluções inovadoras para enfrentar os desafios energéticos do século XXI, dos quais somos todos dependentes, como ele deixa claro.
“Embora livres para pensar e agir, somos mantidos juntos, como as estrelas no céu, com amarras inseparáveis”, diz. “Essas amarras não podem ser vistas, mas podemos senti-las. Eu corto meu dedo, e isso dói em mim: esse dedo faz parte de mim. Vejo um amigo machucado, e isso me machuca também: meu amigo e eu somos um só. E agora vejo um inimigo abatido, um pedaço de matéria com o qual, de todos os pedaços de matéria do universo, menos me importo, e ainda me entristece. Isso não prova que cada um de nós é apenas parte de um todo?”
Sobre o autor - Nikola Tesla nasceu na atual Croácia (na época, parte da Áustria-Hungria), em 10 de julho de 1856, e morreu em 7 de janeiro de 1943. Inventou o motor de indução de CA (corrente alternada), nos Estados Unidos, nos anos 1880. Também criou um sistema que antecipava as comunicações globais sem fio, as máquinas de fax, o radar, os mísseis e aeronaves guiados por rádio. Dele, a Editora Unesp já publicou a autobiografia Minhas invenções.
Título: Como aumentar a energia para a humanidade: com destaque à energia solar
Autor: Nikola Tesla
Tradução: Bruno Arderucio
Número de páginas: 140
Formato: 12 x 21 cm
Preço: R$ 38
ISBN: 978-65-5711-194-9
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br