Neste pequeno e potente livro, o visionário Nikola Tesla nos conduz em um mergulho em sua mente brilhante e apresenta sua visão extraordinária sobre as possibilidades de geração e uso da energia. Com clareza notável, Tesla nos leva a refletir sobre a disponibilidade finita dos recursos convencionais e explora possíveis soluções para superar essa barreira. Em particular, o livro destaca a importância da captação e uso da energia solar, fonte ilimitada e limpa de abastecimento energético, que pode transformar completamente a forma como vivemos e lidamos com nosso planeta.
Nikola Tesla nasceu na atual Croácia (na época, parte da Áustria-Hungria), em 10 de julho de 1856, e morreu em 7 de janeiro de 1943. Inventou o motor de indução de CA (corrente alternada), nos Estados Unidos, nos anos 1880. Também criou um sistema que antecipava as comunicações globais sem fio, as máquinas de fax, o radar, os mísseis e aeronaves guiados por rádio. Dele, a Editora Unesp já publicou a autobiografia Minhas invenções.
A autobiografia deste notável inventor e engenheiro elétrico, responsável por revolucionárias invenções no campo do eletromagnetismo entre o fim do século XIX e o começo do XX, indica como seu legado de patentes e sua obra teórica formaram a base dos modernos sistemas de energia elétrica, inclusive o sistema polifásico de distribuição elétrica e o motor de corrente alternada, que contribuíram para o desenvolvimento da Segunda Revolução Industrial.
Este livro descreve uma guinada crucial na evolução do pensamento europeu: de uma postura introspectiva, condescendente em relação à ignorância e à falta de precisão, para uma diferente maneira de se abordar o mundo - em termos visuais e quantitativos. Crosby mapeia as origens e o impacto dessa revolução, considerando-a um dos elementos fundamentais para o extraordinário sucesso do imperialismo europeu e da supremacia do pensamento científico.
Estamos vivendo uma era de descobertas astronômicas fabulosas. Percebemos, a cada dia, o quanto ainda nos resta descobrir sobre o cosmos e o quanto as novas tecnologias têm nos ajudado nessa aventura do descobrimento, permitindo a abertura de novas janelas pelas quais podemos apreciar a beleza do Universo. Este volume da Coleção Paradidáticos tem por objetivo fazer que o leitor se sinta entusiasmado a participar dessa aventura e a aprender, cada vez mais, sobre o meio ambiente que nos cerca, que inclui, além do ar, dos mares, dos riso e das florestas, também o Sol, a lua, os planetas, as estrelas, as galáxias, os aglomerados de galáxias, os quasares, os pulsares, os buracos negros... Ou seja, descobrir o Universo com o auxílio de algumas ferramentas tecnológicas de que o Homem dispõe.
Neste livro os autores, com a ajuda de princípios termodinâmicos associados ao processo de transformação da energia, apresentam a questão energética em uma perspectiva de uso cotidiano, explorando diferentes fontes naturais, da produção, do condicionamento e da distribuição que a tornam acessível ao consumo. Trata-se da capacidade transformadora engendrada pela tecnologia, o que remete a uma nova ordem científico-tecnológica. Como afirma Irlan von Lisingen no Prefácio, "... neste livro há uma convergência marcante com o enfoque educacional CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), no que diz respeito aos objetivos de formação da capacidade crítica e criativa, com vistas à transmissão de poder social ao público em geral".
Este volume fornece uma introdução acessível e iluminadora à posição de Penrose sobre as perspectivas da física teórica para o século XXI. Ele resume e atualiza as polêmicas idéias apresentadas em seus livros anteriores, A mente nova do rei e Shadows of the mind, e inclui contribuições marcantes de Abner Shimony, Nancy Cartwright e Stephen Hawking. É um livro profundo de uma das mais originais e instigantes mentes da ciência contemporânea.