Nos 30 anos do real, grande mídia destaca Rubens Ricupero

Notícia
Notícias
domingo, 30 de junho de 2024

Rubens Ricupero fala ao vivo a Milton Jung e Cássia Godoy no Jornal da CBN deste 1º de julho

A grande imprensa segue destacando o lançamento do livro Memórias, do embaixador e ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero. Neste dia 1º de julho, aniversário do Plano Real, ele concedeu entrevista ao vivo a Milton Jung e Cássia Godoy, no Jornal da CBN.

Nos últimos dias, foram publicadas entrevistas com ele pelos jornais O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e Jornal do Comércio e também pelas revistas IstoÉ Dinheiro e Carta Capital (em texto e em vídeo), além de menção na coluna de Elio Gaspari, que sai na Folha e n'O Globo.

A TV Record cobriu o lançamento do livro no último dia 26, no CIEE, em São Paulo - o ex-ministro também foi entrevistado para um documentário sobre o Plano Real, que a emissora produziu e está no ar em seu serviço de streaming.

A participação de Ricupero no último sábado, 29, numa mesa-redonda com o jornalista João Paulo Charleaux, n'A Feira do Livro da 451 virou matéria. Além de publicação no site da revista, os portais GGN e Brasil 247 reproduziram o texto e a Folha de S.Paulo cobriu o encontro.

Também o entrevistaram jornalistas do Valor Econômico e d'O Globo - com trecho da conversa em vídeo -, além do portal Poder 360.

Sobre o livro

Os bastidores do Plano Real, o lançamento da moeda e os embates que a cercaram são narrados aqui, na primeira pessoa, por um de seus principais personagens – o então ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, que enfrenta com franqueza o episódio da parabólica, sem autocomiseração ou fuga da responsabilidade. Sua atuação no exterior enquanto diplomata, em diversos organismos e como secretário-geral da Unctad, seu conhecimento no campo da história, fazem deste livro um testemunho do que se passou no Brasil e no mundo, por cerca de oitenta anos. Desde a Segunda Guerra, o Estado Novo, o golpe militar, as questões climáticas, até o terceiro governo Lula, essa evolução se entrelaça com o fio da vida de um descendente de imigrantes na atmosfera do bairro operário do Brás, na São Paulo dos anos 1930.

Sobre o autor

Rubens Ricupero, São Paulo, 1937. Diplomata, professor, ocupou cargos de destaque como embaixador do Brasil em Washington e Roma, secretário-geral da UNCTAD, presidente de diversos organismos do GATT, chefe de delegações e missões junto à ONU, ministro do Meio Ambiente e da Amazônia assim como da Fazenda durante o governo Itamar Franco, titular da Cátedra José Bonifácio na USP, é autor de livros diversos destacando-se A diplomacia na construção do Brasil: 1750-2016, que recebeu o prêmio Senador José Ermírio de Moraes da Academia Brasileira de Letras.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no FacebookInstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br