Nota de pesar: Alberto da Costa e Silva

Notícia
Notícias
segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Aos 92 anos, Alberto da Costa e Silva morreu de causas naturais na madrugada deste domingo (26)
(Foto: Guilherme Gonçalves/Academia Brasileira de Letras/Divulgação)

A Editora Unesp lamenta a morte do diplomata Alberto da Costa e Silva, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Além de diplomata, ele atuou como poeta, ensaísta, memorialista e historiador.  

Escreveu, exclusivamente para o livro Um feixe de rúculas, da poeta Marly de Oliveira, publicado neste ano pela Editora Unesp, o texto intitulado “Marly de Oliveira: senhora do verso e do corte da estrofe”, em que comenta:

“Este livro inédito de Marly de Oliveira é parte de uma releitura de um itinerário poético, ao semelhante à de Bousoño. Com a diferença de que o retorno aos versos antigos, que são ou não são o que podiam ter sido, se faz num plano distinto: o da nova criação poética. Não se tem aqui uma abordagem puramente crítica da obra, mas uma investigação poética, um julgamento  poético. O poeta relê-se; e da releitura faz novos poemas. Reescrevendo alguns. Juntando partes de outros para formar um novo todo. Comentando. Discordando. Acrescentando os sonhos de hoje às experiências de ontem, ou as experiências de hoje aos sonhos de ontem. Não fica, porém, apenas na leitura: revê-se, sendo e escrevendo, de carne e osso e espírito, na plenitude da vida. Marly sabia que a biografia de um poeta se organiza com seus versos, e a biografia de quem se fez poeta, com seus dias.”

Aos 92 anos, Alberto da Costa e Silva morreu de causas naturais na madrugada deste domingo (26), em sua casa, no Rio de Janeiro.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br