Delfim Netto (Foto: reproduçao/Brasil de Fato)
A Editora Unesp lamenta a morte de seu autor Antônio Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento e ex-deputado federal, na madrugada desta segunda-feira (12), aos 96 anos. Ele foi um dos mais influentes economistas do país, com papel fundamental para o chamado "milagre econômico" da ditadura militar e influência em governos de direita e de esquerda após a redemocratização.
Delfim publicou, pela Editora Unesp, o livro O problema do café no Brasil, que trata do impacto histórico e econômico do café no desenvolvimento agrícola brasileiro.
Em 1976, a Fundação Getulio Vargas, em colaboração com o Ministério da Agricultura, iniciou um extenso programa de pesquisas sobre a História da Agricultura Brasileira. Dentro desse programa, foi estabelecido um plano editorial comprometido exclusivamente com a ciência e a cultura. Embora o livro não se proponha a fornecer uma História completa da Agricultura brasileira nem um projeto de pesquisa com respostas definitivas para todos os problemas da evolução agrícola no Brasil, ele marca o início de uma série dedicada ao tema, começando pela análise do café devido à sua importância crucial na evolução econômica e social do país.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br