A Editora Unesp, responsável pela publicação no Brasil da maior parte dos escritos da historiadora Emília Viotti da Costa, lamenta profundamente sua morte ocorrida nesta quinta-feira, 2 de novembro de 2017. “ É uma honra termos em nosso catálogo praticamente todos os livros publicados por Emília Viotti da Costa, a quem homenageamos no ano passado com a realização do Simpósio História Viva do Brasil, que reuniu intelectuais para discutir os principais temas abordados pela historiadora em sua carreira”, lembra o diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre.
Aberto ao público e gratuito, o evento lotou o auditório da Editora Unesp e contou com a presença emocionada da homenageada. As palestras estão disponíveis aqui. “A obra magistral de Emília Viotti da Costa tem uma importância ímpar para a historiografia brasileira", afirma Gutierre. Confira a seguir os livros publicados pela escritora e que são de uma atualidade considerável.
Este livro, escrito por uma das maiores historiadoras brasileiras, além de apresentar com maestria uma poderosa síntese do processo da abolição da escravidão, fornece informações precisas e análises cuidadosas que honram o compromisso do historiador de redigir uma história acessível e de alto nível.
A dialética invertida e outros ensaios
O presente livro reúne ensaios produzidos por Emília Viotti da Costa em diversas épocas, muitos deles publicados em revistas e fora de circulação há tempos. Os textos foram coligidos e revisados pela própria autora, que optou por manter majoritariamente suas configurações originais. Isso permite que o leitor tenha contato não apenas com diversos fronts temáticos percorridos pela autora, mas também com a evolução de seu estilo e com nuances de seu pensamento.
Brasil: história, textos e contextos
Este volume reúne ensaios que cobrem um variado espectro temático que vai da independência do Brasil à crise mundial do século XXI. O material ensaístico é complementado por depoimentos da autora, que, além de iluminar os contextos que subjazem ao conteúdo abordado, inscrevem a própria historiadora como personagem de seu tempo.
Da Monarquia à República – 9ª edição
Emília Viotti da Costa, professora e historiadora, analisa os diversos momentos que definiram a modalidade de instauração do Brasil republicano. Ao esclarecer as coordenadas dessa passagem, a autora desvela as causas da fraqueza das instituições democráticas e da ideologia liberal, em uma tentativa de compreender as raízes do processo de marginalização de amplos setores da população brasileira.
Da Senzala à Colônia – 5ª edição
Neste livro fundamental, a autora demonstra que a abolição dos escravos no Brasil representou apenas uma etapa na liquidação da estrutura colonial, mas golpeou duramente a velha classe senhorial e coroou um processo de transformações que se estendeu por toda a primeira metade do século XIX. Tal processo prenunciava a transição da sociedade senhorial para a empresarial, do trabalho escravo para o assalariado, da monarquia para a República.
O sistema político adotado pela Constituição brasileira assenta-se em três poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Em termos ideais, a autonomia e o equilíbrio dos três poderes é o requisito essencial para a construção de uma sociedade democrática. A autora reavalia o papel histórico que desempenhou o Supremo Tribunal Federal, refletindo sobre o seu funcionamento e seus limites, desde o momento em que foi criado até a edição de nossa última Carta Constitucional, em 1988.
Coleção Revoluções do Século 20
Esta coleção, organizada por Emilia Viotti da Costa, traça um painel amplo das revoluções do século XX. Escritas por autores de posições políticas diversas, as obras têm como objetivo tornar mais conhecidos do grande público aqueles movimentos revolucionários que eclodiram em todo mundo e moldaram a face política de nossa época. Integram a coleção 20 títulos, desde A Revolução Argelina até As Revoluções Russas e o Socialismo Soviético, que ora completa cem anos.