Obra de Pestalozzi que revolucionou a Pedagogia ganha edição inédita em português

Notícia
Notícias
segunda-feira, 10 de julho de 2023

Livro reúne 14 cartas dirigidas a seu amigo e editor Heinrich Gessner, que explicitam seu método intuitivo e humanizador  


“Não desejo nem nunca desejei ensinar ao mundo nenhuma arte ou ciência – não conheço nenhuma –, mas desejei e desejo facilitar a aprendizagem do povo em relação aos elementos iniciais de todas as artes e ciências, despertar a força esquecida e embrutecida dos pobres e miseráveis da terra com o acesso à arte, que é o acesso à humanidade.” Com essas palavras, o educador suíço Johann Heinrich Pestalozzi sumariza o papel que enxerga reservado à educação. Dele, agora a Editora Unesp publica Como Gertrudes ensina suas crianças, clássico que transformou Pestalozzi, ainda em vida, na grande referência da pedagogia moderna.

Nas orelhas do livro, a pesquisadora Vera Teresa Valdemarin assinala que a remoção da dificuldade linguística que se interpunha aos leitores brasileiros contribuirá para a circulação do texto entre professores, estudantes e pesquisadores, mas também entre o grande público interessado nas questões educacionais e em suas potencialidades emancipatórias.

“O livro reúne catorze cartas dirigidas a Heinrich Gessner, amigo incentivador de seu trabalho e importante editor, destinatário também da Carta de Stanz, que abre esta edição”, anota Valdemarin. “O estilo epistolar produz uma impressão vívida do processo de construção de uma teoria da educação. Os objetivos de transformação social e diminuição das desigualdades conduzem todas as cartas; nos fundamentos filosóficos, percebem-se ressonâncias de Jean-Jacques Rousseau indicando possibilidades; os dilemas enfrentados para transformar princípios em procedimentos de ensino comportam ensaios e fracassos, mas expressam sempre confiança na capacidade humana para desenvolver-se, alimentando a perseverança do autor.”

O texto aborda a ruptura causada por Pestalozzi ao fundar o ensino na intuição sensível e não na memorização, além da relação entre as faculdades perceptivas, a expressão linguística e o progresso do conhecimento nas crianças. O autor defende que o método de ensino é um processo inventivo que envolve a seleção criteriosa do conteúdo e estimula a elaboração de novos procedimentos em resposta às necessidades dos alunos, o que representa uma grande mudança cultural. Apesar dos limites históricos do pensamento de Pestalozzi, sua contribuição para a educação ainda é extremamente relevante.  

Sobre o autor – Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) foi um educador suíço conhecido por suas contribuições para a pedagogia moderna. Pestalozzi acreditava que a educação deveria ser centrada na criança e que cada uma delas tinha um potencial inato que deveria ser nutrido por meio de experiências concretas e da observação cuidadosa. Fundou diversas escolas experimentais na Suíça, onde aplicou seus métodos educacionais inovadores. Seu trabalho influenciou profundamente a educação em todo o mundo e é considerado uma das principais bases da pedagogia moderna.  

Título: Como Gertrudes ensina suas crianças
Autor: Johann Heinrich Pestalozzi
Apresentação: Vera Teresa Valdemarin
Tradução: Cauê Polla
Número de páginas: 261
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 68
ISBN: 978-65-5711-166-6  

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br