Obra foi a primeira análise historiográfica de síntese dos anos que vão de 1889 a 1902 a utilizar parâmetros teóricos e metodológicos, como o recurso a fontes primárias diversificadas
O site Outras Palavras recomendou o livro A República e sua política exterior (1889-1902), de Clodoaldo Bueno.
"O Brasil tem uma longeva e respeitada tradição na diplomacia que se expressa na altiva participação do governo brasileiro – e alguns de seus representantes – no debate internacional. Esse cenário ganha um novo patamar de proeminência nas prioridades do governo durante a primeira república, ou república velha", registram.
"Apesar de muito importante para lançar as bases de nossa tradição diplomática e inserir nosso país no plano internacional, esse momento na história de nossa política externa veio a ofuscar um pequeno período anterior mas que também guarda sua importância para o firmamento de acordos e relações futuras. O período em questão se situa entre 1889 a 1902, os primeiros anos do alvorecer da República. No entanto, no início da década dos anos 1980, o historiador Clodoaldo Bueno decidiu desbravar esse momento até então pouco conhecido."
Leia a íntegra aqui.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br