'OuvirCantar' ganha reimpressão

Notícia
Notícias
terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Buzinas, gritos, sirenes, canteiros de obra e motores de automóveis compõem uma grande quantidade de ruído como integrante da civilização atual. E em meio a essa incessante “avalanche sonora”, que acaba anestesiando os ouvidos, faz-se necessário reaprender a ouvir e a escutar. O caminho mais prático e criativo para esse aprendizado se encontra em OuvirCantar: 75 exercícios para ouvir e criar música, escrito pelo compositor canadense R. Murray Schafer e que ganha nova tiragem.

“Criatividade é o tema principal”, explica Murray. “Muitos dos exercícios são heurísticos, o que significa que todas as soluções são corretas, embora algumas possam ser mais inspiradas do que outras. A escuta acurada, que eu chamo de “limpeza de ouvidos”, é, também, um tema. Muitas pessoas, inclusive músicos, não ouvem com suficiente cuidado.” 

O livro se divide em capítulos temáticos, que vão de jogos ao ar livre, passando por linguagem, tempo e ritmo e, até mesmo, composição. A ideia é de um mosaico, ou seja, uma educação musical não linear voltada sobretudo ao estímulo da criatividade individual e em grupo nos 75 exercícios. 

Neste livro essencial para o ensino formal da música – desde os primeiros anos do ensino fundamental –.e para os amantes da música e do que ela representa, o autor oferece excelentes ferramentas para “limpar os ouvidos” e libertar a imaginação para a criação musical, sem que para isso. “A sala de música não é nem o começo, nem o fim da música”, anota o autor. “A música é todo o universo sonante. Somos todos, ao mesmo tempo, ouvintes, executantes e compositores da sinfonia universal.”

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br