Questão militar está em discussão nos tempos atuais
(Foto: Wirestock/Freepik)
A colunista Camila Rocha, da Folha de S.Paulo, citou o pesquisador Paulo Ribeiro da Cunha em artigo sobre a recente tentativa de golpe de Estado que tem inúmeros militares de alta patente implicados. Ele é autor de Militares e militância: Uma relação dialeticamente conflituosa – 2ª edição revista e ampliada.
"Segundo o historiador Paulo Ribeiro da Cunha, antes da Proclamação da República, que completou 135 anos no último dia 15, o barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira, já se preocupava com o tema", escreve Rocha. "Por conta disso, enviou ao visconde de Ouro Preto, último primeiro-ministro, livros vindos da Europa sobre sujeição dos militares ao poder civil para que fossem traduzidos e adotados nas escolas militares. Porém a iniciativa não teve a menor chance de prosperar. Bastou um rumor infundado de que havia a intenção de dissolver o Exército para que um levante militar botasse fim à monarquia."
Leia a íntegra aqui.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br