Pesquisa traça radiografia sobre questões agrárias ao redor do mundo

Notícia
Notícias
terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Marc Edelman e Saturnino Borras, ligados às causas camponesas, preenchem grande lacuna relacionada ao conhecimento no Brasil sobre movimentos agrários de outros países 

As universidades brasileiras, institutos de pesquisa e mesmo os movimentos camponeses de nosso país ainda têm pouca informação sobre as muitas e diferentes formas de organização de agricultores e de camponeses em escala internacional. Como forma de preencher essa lacuna, os pesquisadores Marc Edelman e Saturnino M. Borras Jr. se lançam num estudo profundo e abrangente dos movimentos camponeses ao redor do mundo em Movimentos agrários transnacionais: história, organização e políticas de luta, coeditado pela Editora Unesp e Editora UFRGS.

“Marc Edelman e Saturnino M. Borras Jr. fizeram um esforço gigantesco de análise para reunir estudos e nos oferecer uma visão histórica e geográfica em escala planetária”, anota o geógrafo Bernardo Mançano Fernandes, na apresentação do livro. “Com diversos exemplos, mostram como a globalização também ampliou a dimensão da questão agrária, que se tornou mundial, principalmente com a territorialização das políticas neoliberais, que intensificou a estrangeirização da terra com apoio do capital financeiro transnacional.”

Os pesquisadores demonstram como no centro da questão agrária mundial estão as disputas por modelos de desenvolvimento que traçam linhas do futuro do nosso planeta. Além disso, jogam luz sobre quem são as pessoas que lutam cotidianamente em todos os países pelas questões agrárias. “Estamos falando de uma população que historicamente tem batalhado para ser o que sempre foram: camponeses, com os mais diversos nomes que possam ter ou receber. São e cultivam a diversidade, não se adaptam aos sistemas, em movimento produzem processos e provocam mudanças”, acrescenta Fernandes.

“Os autores fazem uma radiografia cuidadosa de praticamente todas as articulações internacionais dos mais diferentes setores sociais que atuam no campo, de diferentes concepções e ideologias, escreve João Pedro Stédile, membro da coordenação do MST, nas orelhas da obra. “Eles não fazem julgamento. Apenas pesquisaram, recolheram as informações e nos entregam neste livro, que certamente se transforma num vade-mécum do tema.”

Para a cientista política Margaret Keck, docente na Johns Hopkins University. “Edelman e Borras focam em questões-chave envolvendo diversas organizações de movimentos, ONGs, doadores, arenas políticas, reivindicações de representação, mudanças nas modalidades de assistência ao desenvolvimento e as arenas mutantes e multinível da política camponesa.”

Sobre os autores

Marc Edelman é professor de antropologia no Hunter College e no Graduate Center da City University of New York, além de ministrado aulas ou sido pesquisador visitante na University of Costa Rica, Tashkent State University (Uzbequistão), Yale University, Princeton University, the Institute for Advanced Study, and the Instituto de Altos Estudios Nacionales (Equador). 

Saturnino M. Borras Jr. é professor de estudos agrários no Instituto Internacional de Estudos Sociais (ISS) em Haia, Holanda, professor adjunto da Universidade de Agricultura da China, em Pequim, e bolsista do Instituto Transnacional de Amsterdã (TNI) e do Instituto de Políticas Alimentares e de Desenvolvimento com sede na Califórnia (Food First).

Título: Movimentos agrários transnacionais: história, organização e políticas de luta
Autores: Marc Edelman e Saturnino M. Borras Jr.
Tradução: Regina Beatriz Vargas
Revisão técnica: Bernardo Mançano Fernandes e Sergio Schneider
Número de páginas: 238
Formato: 13,7 x 21 cm
Preço: R$ 58,00
ISBN: 978-65-5711-036-2 (Editora Unesp); 978-65-5725-050-1 (Editora UFRGS)

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp
imprensa.editora@unesp.br