Ao longo de textos revisitados e inéditos, autor analisa o surgimento do movimento LGBTQIA+ no Brasil nos anos finais da ditadura, a tensão entre ativistas e a esquerda e outros temas candentes ao período
O Portal Pepper destacou o recente livro de James Green Escritos de um viado vermelho, uma coletânea de ensaios do brasilianista.
"A obra se abre com uma breve biografia do historiador norte-americano, descrevendo como se deram seus primeiros contatos com o Brasil (e como este se tornou seu objeto de estudo) e o tempo em que viveu aqui", anotam. "Relata também sua participação no movimento LGBTQIA+ e em iniciativas de solidariedade dos Estados Unidos com o Brasil, focadas sobretudo na defesa da democracia e dos direitos humanos. Essa narrativa fornece ao leitor subsídios contextuais e biográficos para a leitura dos potentes ensaios que se seguem, sobre temas que estão entre os mais caros a Green: o movimento LGBTQIA+ e o período da ditadura militar brasileira."
Leia a íntegra da matéria aqui.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br