Publisher da Sextante/Arqueiro mostra como editar best-sellers

Unil
Unil
domingo, 5 de junho de 2016

Best-sellers

Alessandra J. Gelman Ruiz partilha sua experiência profissional sobre como ter bons resultados na publicação de livros de sucesso comercial em curso na Universidade do Livro que acontece de 14 a 16 de junho

A Universidade do Livro, braço educacional da Fundação Editora da Unesp, oferece o curso Publicando best-sellers: a edição de livros comerciais de sucesso, que visa apresentar a dinâmica da prospecção, escolha, edição e publicação de livros comerciais bem-sucedidos, evidenciando os fatores que influenciam no sucesso dos títulos antes, durante e depois de publicados.

No decorrer de 9 horas/aula, a publisher e editora Alessandra J. Gelman Ruiz apresenta o funcionamento do mercado de livros comerciais no Brasil, as dificuldades, oportunidades e o sucesso de uma obra (aspectos subjetivos e objetivos). Critérios de seleção, características de um original de alto potencial, edição de qualidade, tiragens e timing de publicação são outras características técnicas abordadas nas aulas que abrem caminho para se pensar os best-sellers, long-sellers, livros de cauda-longa, livros pontuais e livros sazonais. 

Ela também explica como desenvolver projetos nacionais de sucesso e descobrir pérolas nos catálogos estrangeiros. Além disso, mostra a importância da adequação do livro às estratégias da editora, discute plano de negócio, concorrência, linhas editoriais, oportunidades de mercado, tamanho e interesse do público-alvo, divulgação, influenciadores, formadores de opinião e eventos impulsionadores. Explica a competência e eficiência comercial, a relação do editor com livreiros e livrarias, as tendências, os gêneros promissores, as modas, os fenômenos editoriais e o efeito "lista dos mais vendidos". Por fim, faz um panorama sobre o leitor brasileiro atual e a função do vendedor e do editor conectado.

Destinadas a publishers, editores, assistentes editoriais, profissionais de comunicação e marketing, assessores de imprensa, estudantes de comunicação, editoração e jornalismo, vendedores, empreendedores e futuros empreendedores, profissionais e futuros profissionais de editoras e demais interessados, as aulas acontecem de 14 a 16 de junho de 2016, das 18h30 às 21h30, na sede da Universidade do Livro. O investimento é de R$ 450,00 (R$ 360,00 para estudantes em geral, profissionais da Unesp e do mercado editorial), com inscrições até 14 de junho de 2016.

Alessandra

Sobre a docente - Alessandra J. Gelman Ruiz é publisher e editora, com curso de especialização em Publishing pela Universidade de Yale. Atua há 23 anos no mercado editorial, com passagens pelas editoras Alaúde/Tordesilhas, Gente e Grupo Autêntica/Gutenberg. Atualmente trabalha na Editora Sextante/Arqueiro. Sua especialidade são os livros de trade, tanto de ficção quanto de não-ficção, e a descoberta de novos talentos nacionais. Editou autores de sucesso como Thalita Rebouças, Maurício de Sousa, Gustavo Cerbasi, Paula Pimenta, Bruna Vieira, entre outros.

Publicando best-sellers: a edição de livros comerciais de sucesso
Data: 14 a 16 de junho de 2016
Horário: 18h30 às 21h30
Carga horária: 9 horas
Inscrições até: 14/06/2016 às 15h30.
Investimento: R$ 450,00 (R$ 360,00 para estudantes, profissionais da Unesp e do mercado editorial)
Local: Universidade do Livro - Praça da Sé, 108, 7º andar (esquina com rua Benjamin Constant) – São Paulo (SP)
Fone: (11) 3242-9555; 3242-7171 - ramais 502 e 503 
E-mail: unil@editora.unesp.br 
Clique aqui para informações e inscrições on-line.