Resultado do primeiro sorteio de livros e abertura de inscrições para o segundo

Notícia
Notícias
terça-feira, 4 de julho de 2023


Alunos classificados no Processo Seletivo de Auxílios de Permanência Estudantil 2023 podem participar dos sorteios semanais de clássicos da literatura e da cultura universal

Já temos os ganhadores do primeiro sorteio de livros do Programa Livro Permanente, realizado hoje (5 de julho), entre os alunos classificados no Processo Seletivo de Auxílios de Permanência Estudantil 2023.  São eles:

  • Bruno Bonfim Barbosa (FCL – Assis): Contos da era do jazz, de F. Scott Fitzgerald
  • Evelin Thais da Costa Silva (ICT – São José dos Campos): O cortiço, de Aluísio Azevedo
  • João Augusto Gabaldi (Ibilce – São José do Rio Preto): Enciclopédia – Metafísica, de Denis Diderot, Jean le Rond d´Alembert

Parabéns aos três ganhadores. Em breve, vocês receberão os livros nos endereços indicados no formulário de inscrição.  

Próximo sorteio

O próximo sorteio acontece na quarta-feira, 12 de julho. Para concorrer, os alunos interessados devem se inscrever até a próxima terça-feira, 11 de julho, preenchendo o formulário aqui.

Os livros a serem sorteados são os seguintes:

Oliver Twist

Charles Dickens

A sorte não sorri ao pequeno Oliver Twist. Havendo ficado órfão assim que nasceu, foi criado em um asilo sem receber qualquer carinho. Aos nove anos, já sabe o que é passar fome, sofrer maus tratos e trabalhar de sol a sol em uma fábrica. Decide, pois, fugir para Londres, buscando uma vida um pouco mais fácil. A grande cidade, no entanto, é repleta de perigos e de delinquência. Em mais uma de suas obras inesquecíveis, Dickens, a partir da trajetória do jovem Oliver, denuncia as dificuldades e penúrias que se abatem sobre os pobres de uma sociedade recentemente industrializada, sem, contudo, privar o leitor de notas de humor e esperança.  

Macunaíma

O herói sem nenhum caráter

Mário de Andrade

Neste livro, Mário de Andrade radicaliza o uso literário da linguagem oral e popular que já havia utilizado em seus livros anteriores e mistura folclore, lendas, mitos e manifestações religiosas de vários recantos do Brasil, como se fizessem parte de uma unidade nacional. Macunaíma, que ora é índio negro ora é branco, até hoje é considerado símbolo do brasileiro em vários sentidos: o do malandro esperto, amoral, que sempre consegue o que quer, e o do povo perdido diante de suas múltiplas identidades. Nas palavras do próprio autor, “Macunaíma vive por si, porém possui um caráter que é justamente o de não ter caráter”.  

Enciclopédia - Política

Denis Diderot, Jean le Rond d´Alembert

A Enciclopédia, símbolo de um dos maiores e mais complexos projetos editoriais da história, ganha sua mais abrangente tradução já feita em português. São seis volumes, ilustrados com 173 imagens reproduzidas da edição original, que reúnem 298 verbetes selecionados segundo sua qualidade literária e nível de argumentação por Pedro Paulo Pimenta e Maria das Graças de Souza (organizadores da versão brasileira). Os textos são de 37 dos mais consagrados entre os 140 autores identificados na edição original, do século XVIII. Os volumes abordam o sistema de conhecimentos, ciências e política, além de ética e estética (o primeiro tomo traz o plano da obra e apresentações, inclusive as da edição original). O quarto volume traz uma seleção de verbetes compostos pelos pensadores iluministas sobre Política, desde alguns de seus conceitos-chave até a vida em sociedade.  

Se você é aluno do programa de Permanência Estudantil 2023, inscreva-se para o sorteio de 12 de julho aqui.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br