'Revista do IEB' resenha '1923: Os modernistas brasileiros em Paris'

Notícia
Notícias
segunda-feira, 26 de maio de 2025

Obra reúne crônicas inéditas de Oswald de Andrade, Sérgio Milliet e Emiliano Di Cavalcanti e análises de especialistas sobre a interação dos brasileiros com vanguardas europeias

A Revista do IEB resenhou 1923: Os modernistas brasileiros em Paris, organizado pela pesquisadora Gênese Andrade e publicado pela Editora Unesp.

"Analisamos o livro 1923: os modernistas brasileiros em Paris, destacando sua contribuição para compreender as dinâmicas culturais dos artistas brasileiros que se instalaram na Paris dos anos 1920. Além de investigar as trocas transnacionais de figuras como Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Rego Monteiro, Sérgio Milliet e Heitor Villa-Lobos, que negociaram seu lugar no modernismo internacional e divulgaram os colegas brasileiros, a obra revela trânsitos culturais entre artistas brasileiros e franceses, passando por temas como a (in)submissão a expectativas europeias de “exotismo” e o potencial do incipiente modernismo brasileiro em também afetar artistas franceses", anotam os pesquisadores.

Leia a íntegra aqui.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br