Rosa Belluzzo e Betty Loeb Greiber revelam memórias afetivas a partir dos cadernos de receitas de famílias imigrantes

Notícia
Notícias
terça-feira, 21 de maio de 2024

Pesquisadoras destacam a rica tapeçaria cultural presente nas cozinhas brasileiras, resgatando tradições culinárias de diferentes heranças imigrantes

A memória gustativa é uma das mais poderosas e evocativas. Ela transporta as pessoas de volta a momentos, lugares e emoções específicos. É essa rica conexão entre comida e memória que as pesquisadoras Rosa Belluzzo e Betty Loeb Greiber exploram em Cadernos de receitas: memórias afetivas, lançamento da Editora Unesp. O livro, fruto de sensíveis entrevistas com guardiões de cadernos de receitas, apresenta um mosaico de histórias que ilustram a diversidade da mesa brasileira, resgatando receitas honradas pelo tempo e sentimentos intergeracionais.

“Os cadernos de receitas, com suas páginas amareladas e notas escritas à mão, são mais do que simples manuscritos culinários. São testemunhos de momentos, celebrações e tradições que marcaram a vida de muitas famílias”, registra Rosa Belluzzo, na introdução. Ao nos debruçarmos sobre eles e entrevistar aqueles que os guardam com carinho, não apenas descobrimos tradições culinárias, mas também vislumbramos a tapeçaria da cultura brasileira moldada por inúmeras influências imigrantes.”

As páginas do livro revelam não só receitas, mas também as evoluções de gostos, técnicas e utensílios ao longo do tempo, destacando a dimensão antropológica da alimentação. “O mosaico de tradições que reunimos reflete a diversidade das histórias dos nossos entrevistados. Através de seus relatos, o leitor terá um vislumbre da riqueza cultural trazida ao Brasil por imigrantes”, observa Loeb.  

Sobre as autoras

Rosa Belluzzo é autora de vasta produção na área de história da alimentação. Seus livros lhe renderam muitos prêmios no Brasil e no exterior. Publicou, pela Editora Unesp, São Paulo: memória e sabor (Prêmio da Académie Internationale de la Gastronomie em 2009); Machado de Assis: Relíquias culinárias (1° lugar no Prêmio Jabuti 2011); Arte da Cozinha Brasileira (com Leonardo Arroyo, 2013, prêmios da Academia Internacional de Gastronomia e da Academia Brasileira de Gastronomia); e Mil e uma noites, mil e uma iguarias (2019).

Betty Loeb Greiber graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Foi ceramista destacada pelo desenho moderno de suas peças. Seguindo a tradição familiar, dedicou-se também à joalheria, Paralelamente, desenvolvia atividades de pesquisas ligadas à história oral.  

Título: Cadernos de receitas: memórias afetivas
Autoras: Rosa Belluzzo, Betty Loeb Greiber
Número de páginas: 192
Formato: 23 x 25 cm
Preço: R$ 114
ISBN: 978-65-5711-157-4

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no FacebookInstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br