Rubens Ricupero
(Foto: Divulgação)
Após sucessivas trocas monetárias, o Brasil adotou o real em 1º de julho de 1994, que, aliado à drástica queda das taxas de inflação, constituiu uma moeda estável para o país. Implantado durante o mandato do presidente Itamar Franco, tinha à frente o então ministro da Fazenda Rubens Ricupero. Às vésperas do 30º aniversário da moeda brasileira, o também diplomata lança seu livro de memórias, que dedica boa parte sobre os bastidores da história econômica do país. O lançamento de seu livro Memórias acontece no próximo dia 15 de junho, às 10h, na Japan House, em São Paulo. Além de sessão de autógrafos, o evento traz conversa do autor com a professora Fernanda Magnotta.
Programação
10h - Welcome Coffee
10h30 - Boas-vindas da Editora Unesp e da Japan House
10h40 - Apresentação do livro
11h10 - Perguntas do público
11h30 - Sessão de autógrafos
13h Encerramento
Para evitar filas, a organização solicita a confirmação da presença até 14 de junho, por meio do e-mail comunicacao.editora@unesp.br. Ao chegar ao local, basta dirigir-se diretamente à recepção onde estará a lista de convidados com acesso liberado ao evento.
Sobre o livro - Os bastidores do Plano Real, o lançamento da moeda e os embates que a cercaram são narrados aqui, na primeira pessoa, por um de seus principais personagens – o então ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, que enfrenta com franqueza o episódio da parabólica, sem autocomiseração ou fuga da responsabilidade. Sua atuação no exterior enquanto diplomata, em diversos organismos e como secretário-geral da Unctad, seu conhecimento no campo da história, fazem deste livro um testemunho do que se passou no Brasil e no mundo, por cerca de oitenta anos. Desde a Segunda Guerra, o Estado Novo, o golpe militar, as questões climáticas, até o terceiro governo Lula, essa evolução se entrelaça com o fio da vida de um descendente de imigrantes na atmosfera do bairro operário do Brás, na São Paulo dos anos 1930.
Sobre o autor
Rubens Ricupero, São Paulo, 1937. Diplomata, professor, ocupou cargos de destaque como embaixador do Brasil em Washington e Roma, secretário-geral da UNCTAD, presidente de diversos organismos do GATT, chefe de delegações e missões junto à ONU, ministro do Meio Ambiente e da Amazônia assim como da Fazenda durante o governo Itamar Franco, titular da Cátedra José Bonifácio na USP, é autor de livros diversos destacando-se A diplomacia na construção do Brasil: 1750-2016, que recebeu o prêmio Senador José Ermírio de Moraes da Academia Brasileira de Letras.
Sobre a debatedora
Professora Fernanda Magnotta. PhD pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp/Unicamp/PUC-SP), é especialista em política dos Estados Unidos, com foco nas relações entre EUA-China-América Latina. À frente do programa de Relações Internacionais da FAAP, em São Paulo, é Senior Fellow no Centro de Estudos Brasileiros em Relações Internacionais (Cebri), do Rio de Janeiro, e Global Fellow do Wilson Center, de Washington DC.
Serviço - Lançamento de Memórias, de Rubens Ricupero
Data: 15 de junho (sábado), às 10h
Local: Japan House
Endereço: Av. Paulista, 52 - 1º andar - Bela Vista, São Paulo (SP)
Próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
Inscrições gratuitas pelo e-mail: comunicacao.editora@unesp.br
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.b