Obra enceta uma reflexão sobre o emprego da etnografia na pesquisa educacional, indicando pistas na sua utilização e algumas armadilhas postas
Em tempos desafiadores e transformadores, é imprescindível repensar a educação como um campo essencial para a vida. Nesse contexto, o cientista social Amurabi Oliveira oferece uma contribuição ímpar com o livro Etnografia para educadores, lançamento da Editora Unesp. Na obra, ele se propõe a explorar a prática da etnografia no contexto educacional e refletir sobre o processo específico de produção do conhecimento nessa área. Com uma linguagem acessível e centrada na realidade dos educadores, o autor defende a importância das pesquisas etnográficas como uma ferramenta poderosa para compreender e transformar a educação, oferecendo uma visão inovadora sobre a aplicação da etnografia e proporcionando insights valiosos para educadores e pesquisadores interessados em aprimorar suas práticas.
“Etnografia para educadores é um livro mosaico. Apresenta facetas do trabalho antropológico em geral – e etnográfico em particular – com uma narrativa leve, direcionada a duas comunidades científicas que têm desenvolvido diálogos profícuos: a antropológica e a educacional”, escreve, nas orelhas, Rodrigo Rosistolato, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “É uma leitura agradável, que desvela questões teóricas e metodológicas, além de indicar um conjunto de ações práticas passíveis de serem realizadas por pesquisadores que desejam produzir conhecimento sobre a educação e a escola.”
O texto aborda três perspectivas complementares e inseparáveis: uma abordagem didática sobre como realizar etnografias em escolas, a conexão com os avanços na teoria social proporcionados por pesquisas etnográficas e uma clara adesão à corrente do pensamento antropológico que defende a legitimidade dos estudos etnográficos no campo da educação, dentro do contexto científico.
“Este livro parte do princípio que refletir sobre a pesquisa, e sobre os modos de pesquisar, deve ser um exercício contínuo, que se realiza de maneira não apenas autorreflexiva, como também (e principalmente) coletivamente em diferentes espaços”, explica o autor. “Não se trata de propor um manual no sentido estrito sobre como produzir etnografias em contextos educacionais, pois, a rigor poderíamos dizer que não há como ensinar alguém a fazer uma etnografia, nem como produzir um manual de pesquisa antropológica. Porém é possível apontar para certas discussões, princípios e caminhos que viabilizem esse processo, o desenvolvimento dessa forma de conhecimento que é a etnografia. Proponho, assim, uma reflexão sobre as diversas etapas da pesquisa, sempre tendo como horizonte a etnografia em contextos educacionais.” O texto é, portanto, leitura central para estudantes, docentes que ensinam antropologia em cursos de formação de educadores e pesquisadores interessados pelas temáticas do ensino e da aprendizagem; e nas configurações e interações simbólicas presentes nos espaços educacionais.
Sobre o autor – Amurabi Oliveira possui licenciatura (2007) e mestrado (2008) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), doutorado (2011) em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), livre-docência (2022) na área de Cultura e Educação (Educação e Antropologia Cultural) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio pós-doutoral (2019-2020) em Didática das Ciências Sociais pela Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Atualmente é professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Título: Etnografia para educadores
Autor: Amurabi Oliveira
Número de páginas: 120
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 56
ISBN: 978-65-5711-199-4
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br