Evento também marca o lançamento da Coleção Diálogos em História da Educação
No próximo dia 12 de julho, será lançado o livro Subalternidade e opressão sociorracial: questões para a historiografia da educação latino-americana, da pesquisadora Cynthia Greive Veiga, durante o XI Congresso Brasileiro de História da Educação. O evento, que ocorre das 18h às 19h30 on-line, também marca o lançamento da Coleção Diálogos em História da Educação, parceria da Editora Unesp com a Sociedade Brasileira de História da Educação.
Para informações sobre inscrições e programação completa, acesse o site oficial do evento.
Este livro lança luzes sobre os mecanismos utilizados para a construção de um conceito de raça de perspectiva eurocêntrica, que privilegia presumidas diferenças biológicas, no território latino-americano. Investiga o papel da educação nesse processo, desvelando a relação entre modelos econômicos e educacionais na manutenção e institucionalização do desequilíbrio social e da exclusão.
Cynthia Greive Veiga é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em História (1982) e mestrado em Educação (1987) pela mesma universidade, bem como doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e pós-doutorado pelo departamento de História da Universidade de São Paulo (2003).