A Associação Brasileira das Editoras Universitárias - ABEU - instituiu, em 2015, o Prêmio ABEU, visando distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico
A Fundação Editora da Unesp celebrou uma noite de grandes conquistas no Prêmio Abeu 2024, realizado em 21 de novembro, no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo. Três obras publicadas pela editora foram reconhecidas, destacando a excelência acadêmica e editorial que marca a trajetória da instituição.
Na categoria Ciências da Vida, o livro Um naturalista no Antropoceno, de Mauro Galetti, publicado pela Editora Unesp Digital, conquistou o 1º lugar. A obra é uma combinação de autobiografia e crítica, explorando o papel dos humanos na preservação do planeta em tempos de profundas mudanças ambientais.
Já na categoria Ciências Humanas, Etnografia para educadores, de Amurabi Oliveira, recebeu o 3º lugar, reconhecendo sua contribuição inovadora para a reflexão sobre práticas educacionais a partir de uma perspectiva etnográfica.
E, por fim, na categoria Tradução, a obra Carta sobre os cegos e Carta sobre os surdos-mudos, traduzida por Franklin de Mattos, Maria das Graças de Souza e Fábio Stieltjes Yasoshima, conquistou o 3º lugar. A publicação reúne dois textos clássicos de Diderot que dialogam com questões filosóficas e sensoriais.
Para o diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Gutierre, a premiação reflete o compromisso contínuo com a qualidade editorial. "Receber o reconhecimento do Prêmio Abeu nos enche de orgulho, reafirmando nossa missão de promover o conhecimento e a ciência por meio de livros cuidadosamente elaborados", disse.
Sobre o prêmio
A Associação Brasileira das Editoras Universitárias - ABEU - instituiu, em 2015, o Prêmio ABEU, visando a distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, bem como a realçar o projeto gráfico e capa mais acurados.
A premiação distingue as melhores edições no âmbito do conhecimento científico, além da tradução e projeto gráfico mais acurados, em 9 categorias: Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; Linguística, Letras e Artes; Literatura Infantojuvenil; Projeto Gráfico; e Tradução.
As categorias têm seus finalistas, menções honrosas e vencedores definidos por um corpo de 3 jurados para cada, que são pesquisadores nas principais universidades brasileiras, com longa carreira no ensino superior e renomado saber em suas áreas de atuação.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br