Universidade do Livro lança curso específico sobre gestão editorial de obras científicas, técnicas e profissionais

Unil
Unil
quinta-feira, 3 de março de 2016

Curso de Gestão Editorial: livros científicos, técnicos e profissionais (CTP)

Consultor Ricardo Redisch apresenta, de 15 a 17 de março, conteúdo que visa auxiliar a condução editorial de livros deste significativo subsetor do mercado.

Apesar de o crescimento nominal do setor editorial brasileiro em 2014 ter sido de apenas 0,92%, o subsetor de livros científicos, técnicos e profissionais, conhecido pela sigla CTP, cresceu nada menos que 5,93% em termos de faturamento no mesmo período. É o que apontou a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro de 2014, levantamento realizado anualmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), para a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel). Do total de 60.829 títulos lançados no país naquele ano, 15.775, ou seja, 25,93% enquadram-se na categoria de CTP. [Arquivo disponível para download aqui

Dada a importância desse segmento, a Universidade do Livro, braço educacional da Fundação Editora da Unesp, lança o curso Gestão editorial: livros científicos, técnicos e profissionais (CTP), que busca transmitir conhecimento abrangente sobre a contratação, a produção, a divulgação e a comercialização de conteúdos CTP para profissionais da área e interessados em geral.

O consultor e jornalista Ricardo Redisch explica, ao longo de 9 horas/aula, as características do editor de conteúdos científicos, técnicos e profissionais, mostrando as estratégias e as peculiaridades da captação de projetos editoriais. Ele também traça o caminho para o desenvolvimento, a divulgação e a comercialização de conteúdos de livros CTP. Finaliza com a questão dos materiais complementares, que vai da transição de produtos a serviços, e apresenta alguns estudos de caso.

Destinadas a editores, professores universitários, assistentes editoriais, estudantes de comunicação, editoração e jornalismo, empreendedores, futuros profissionais de editoras, bibliotecários e demais interessados, as aulas acontecem de 15 a 17 de março de 2016, das 18h30 às 21h30, na sede da Universidade do Livro. O investimento é de R$ 524,00 (R$ 419,00 para estudantes em geral, profissionais da Unesp e do mercado editorial), com inscrições até 15 de março de 2016.

Ricardo RedischSobre o docente - Ricardo Redisch é formado em Comunicação/Jornalismo e atua no mercado editorial desde 1981. Começou sua carreira com Massao Ohno e logo depois na Editora Nova Fronteira. Trabalhou durante 14 anos na Editora Campus-Elsevier, onde ampliou o catálogo de títulos universitários e lançou séries de grande sucesso na área de ensino de idiomas (“Como dizer tudo em...” e “Urgente!”). Nas mesmas áreas, trabalhou durante sete anos no Grupo Editorial Nacional (GEN). Oito títulos contratados por Ricardo Redisch foram agraciados com o Prêmio Jabuti. Atualmente é consultor de empresas da área CTP.

Gestão editorial: livros científicos, técnicos e profissionais (CTP)
Data: 15 a 17 de março de 2016
Horário: 18h30 às 21h30
Carga horária: 9 horas/aula
Inscrições até: 15/03/2016 às 15h
Investimento: R$ 524,00 (R$ 419,00 para estudantes, profissionais da Unesp e do mercado editorial)
Local: Universidade do Livro - Praça da Sé, 108, 7º andar (esquina com rua Benjamin Constant) – São Paulo (SP)
Fone: (11) 3242-9555; 3242-7171 - ramais 502 e 503
E-mail: unil@editora.unesp.br
Clique aqui para informações e inscrições on-line.

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp