A degradação ambiental do planeta está sendo acompanhada pela ampliação de uma práxis ambientalista. Visando dar as informações técnicas necessárias à eficiência dessa práxis, o livro oferece textos que permitem esclarecer, de vários ângulos, os problemas ambientais. Resultado do I Simpósio Nacional de análise Ambiental, incluem-se aqui, além disso, a análise de questões metodológicas e de legislação e a apresentação dos problemas ambientais ligados ao desenvolvimento.
Sâmia Maria Tauk ocupa o cargo de editora-chefe da Revista Holos Environment. Publicou vários livros abordando temas como análise ambiental, bacia do Rio Corumbataí, pesque-pague, escatologia, auto-ajuda e outros.
Trabalho que visa esclarecer a relação entre teoria econômica e política ambiental. Trata-se de rever o debate sobre meio ambiente a fim de analisar, de uma perspectiva econômica, as experiências internacionais com políticas ambientais. Dessa forma, descobre-se o espectro de influência da discussão realizada no círculo de economistas do meio ambiente.
Este livro apresenta um inventário objetivo da corrente situação da economia mundial. Descreve a financeirização da economia e da sociedade atual, o papel dos grandes bancos e fundos de investimento neste processo e o declínio de uma civilização que confunde o ser com o ter e o aparecer. Analisa, em paralelo, a atuação dos “crupiês” da chamada “finança-cassino” e dos mercenários da guerra financeira, cujas práticas afetam a todos. Estar ciente da situação e do problema também ajuda a desenvolver soluções, e é este o objetivo último do autor e da obra que ora chega ao público brasileiro.
Geopolitica sul-americana, interesses do grande capital, modelos de urbanização das novas cidades do interior. O que impulsiona a implantação de uma estrada de ferro e o que é acarretado por ela? Este livro surpreendente expõe a multiplicidade de elementos que acompanham a saga de ocupação do Oeste paulista: capítulos importantes sobre a história da formação do Brasil contemporâneo.
Perfil de Milton Santos, renomado professor da Universidade Federal da Bahia, que, falecido em 2001, deixou um legado de Geografia, considerando o que ensinou e publicou na Europa, África, América do Norte e do Sul: a Geografia como resultado de um confronto crítico em relação a outras definições por ele aprendidas e ensinadas, no sentido de que, como ciência social, produza o saber com a produção de um discurso intelectual que possa ser base de um discurso político distintamente premiado.
Os oito ensaios reunidos nesta coletânea apresentam um panorama multifacetado da pesquisa em defesa e segurança internacional no Brasil. Abordando questões diversas, que vão das referências teóricas e históricas da área a estudos sobre a participação feminina nas forças armadas, Paz e guerra: defesa e segurança entre as nações reúne um rico subsídio para pesquisadores e interessados em questões de conflitos internacionais.