O livro é um grito de alerta e de inquietação quanto aos rumos que a medicina vem tomando, tanto no aspecto de sua excessiva comercialização como no de uma especialização desmedida que deixa de conceber os organismos como um todo. O autor, professor de Medicina da Universidade René Descartes (Paris V), acredita que é preciso restabelecer a aliança entre especialistas e pesquisadores, reabilitar a profissão de clínico geral e divulgar constantemente o conceito de que a medicina está em permanente evolução.
Autor deste livro.
Neste livro, Pedro Ming Azevedo apresenta um quadro geral das síndromes dolorosas crônicas, especialmente a fibromialgia. Na primeira parte – Fisiopatologia –, o autor introduz a história das síndromes de sensibilidade, diagnóstico da dor sistêmica, os subgrupos da fibromialgia, as bases genéticas e psicológicas desse tipo de sofrimento físico. Na segunda parte – Tratamento –, o autor apresenta os tratos medicamentosos, os cuidados e as atividades preventivas para as doenças da dor. Nos apêndices, o livro oferece testes e questionários de avaliação para o paciente fibromiálgico.
Este tratado pioneiro encapsula os princípios fundamentais da medicina ocidental, estabelecendo as bases da prática médica baseada em observação e racionalidade. Ao rejeitar explicações sobrenaturais e supersticiosas, Hipócrates enfatiza a importância da observação clínica e do raciocínio lógico na compreensão e tratamento das doenças. Seus ensinamentos influenciaram não apenas a medicina antiga, mas também moldaram a abordagem médica moderna, destacando a importância da ética, do cuidado ao paciente e da busca pelo conhecimento científico.
Este trabalho estuda a trajetória político-institucional da Saúde Pública no Estado de São Paulo, no período de 1889 a 1978. A indagação de fundo se dirige às determinações das raízes do processo histórico que levou à implantação da Saúde Pública como área de atuação específica no interior do aparato estatal.
Este trabalho aborda a composição quimíca da própolis, sua origem botânica, o efeito da sazonalidade sobre sua composição, propriedades biológicas e os efeitos colaterais após sua administração, além dos resultados de projetos no tocante à atividade antimicrobiana da própolis e os resultados obtidos nas ações imunomoduladora e antitumoral da própolis, apresentando seus possíveis mecanismos de ação. O trabalhos destina-se tanto a comunidade médica quanto ao público leigo.
Falar de forma franca sobre o sexo feminino e seus mecanismos. Isso bastou para que O sexo da mulher se transformasse em um daqueles livros que arrastam polêmicas atrás de si. O ano era 1967, e suas abundantes referências médicas e antifreudianas fizeram sucesso. Vinte anos depois, uma terceira edição revisada chegou às livrarias francesas, com o mesmo espírito crítico e simplicidade. É esta edição que aparece agora em português.