Histórico, protocolos e estado da arte no Brasil e no mundo
A jornada de conquistas científicas e inovação que fez do Brasil um destaque na área da reprodução animal. A combinação do avanço tecnológico com a dimensão do rebanho bovino nacional impulsionou a pecuária brasileira e gerou repercussões globais, com profissionais brasileiros ocupando posições de liderança em empresas multinacionais e participando ativamente dos principais eventos internacionais. Mais que um compêndio técnico, esta obra é um testemunho do pioneirismo e da perseverança que consolidaram o Brasil como protagonista no cenário da biotecnologia da reprodução. Uma leitura inspiradora que celebra a trajetória de sucesso e convida a continuar aprimorando o futuro da reprodução animal.
Marcelo Fábio Gouveia Nogueira é médico veterinário, MSc, PhD. Professor associado. Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências e Letras, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), câmpus de Assis,
Marcelo Marcondes Seneda é médico veterinário, MSc, PhD. Professor doutor. Universidade Estadual de Londrina.
O livro é um grito de alerta e de inquietação quanto aos rumos que a medicina vem tomando, tanto no aspecto de sua excessiva comercialização como no de uma especialização desmedida que deixa de conceber os organismos como um todo. O autor, professor de Medicina da Universidade René Descartes (Paris V), acredita que é preciso restabelecer a aliança entre especialistas e pesquisadores, reabilitar a profissão de clínico geral e divulgar constantemente o conceito de que a medicina está em permanente evolução.
"Ainda que produtos à base de plantas (PBPs) sejam amplamente utilizados pela população, faltam informações seguras e orientações adequadas sobre sua utilização como recurso terapêutico. É preciso conhecer mais sobre preparo e manuseio corretos, posologia, indicações, possíveis interações medicamentosas e regulamentação dos PBPs, pois o uso associado de determinados fitoterápicos a tratamentos convencionais pode aumentar os riscos de efeitos adversos medicamentosos (EAM).
Nesse sentido, é grande a relevância desta obra, pois as organizadoras reuniram aqui um completo material de apoio sobre produtos à base de plantas associados ao tratamento de pacientes oncológicos, oferecendo importantes informações e orientações para profissionais e estudantes de graduação da área de saúde que objetivam promover o uso efetivo e seguro de PBPs."
Resultado de uma pesquisa que pretendia obter subsídios para a formação e orientação de pessoal envolvido na assistência aos pacientes soropositivos, o livro foi escrito a partir de uma série de entrevistas com profissionais da saúde de diferentes categorias. A pesquisa respeitou a diversidade de situações em três espaços distintos na estrutura hospitalar: unidades ambulatoriais, de isolamento e cirúrgicas. Assim, a diversidade interna à questão do atendimento de soropositivos não foi negligenciada.
Neste livro as autoras analisam o relacionamento da equipe de enfermagem com o paciente oncológico e seus familiares, em situação de internação hospitalar, relação esta que se dá em uma dimensão social, face a face. Baseadas na fenomenologia de Alfred Schütz, caracterizam este trabalho como um retorno à subjetividade, tido como o último fundamento das formações objetivas de sentido e de classificação de todos os problemas de validade.
Neste reflexão substantiva sobre a história social da medicina, Roberto Passos Nogueira elucida as complexas relações entre cirurgia e medicina interna, da Idade Média ao início do século XIX. Nesse contexto fértil, o autor transita por questões candentes como a dinâmica das interações entre medicina e sociedade e o apoio da técnica para a formação da objetividade do conhecimento médico.