Um clássico da sabedoria sufi em tradução rigorosa e edição comentada. Como o Uno se manifesta no múltiplo? De que forma uma realidade absoluta e indivisível dá origem à infinita diversidade do cosmos? Nesta obra concisa, Ibn Arabi, o “maior dos mestres” do sufismo, utiliza a geometria para perscrutar esse mistério.
Ibn ‘Arabī (1165-1240), conhecido como o “Maior dos Mestres” do sufismo, foi um influente místico, poeta e filósofo natural de al-Andalus (a península Ibérica durante o domínio muçulmano). Sua doutrina central é a Unidade do Ser, que postula que toda a criação é uma manifestação da realidade divina única. Sua vasta obra influenciou profundamente o pensamento islâmico e o esoterismo universal.
O objetivo deste livro é facilitar o acesso do público às conclusões científicas acerca de eventos tidos como milagrosos, com explicações e contextualização. Fontes são citadas e, sempre que possível, um pouco do ambiente histórico que cercou cada caso e investigação é descrito, para ajudar na compreensão e oferecer um pouco de cor e perspectiva. A principal motivação da obra é o argumento feito no século XIX pelo matemático William Clifford em seu ensaio A ética da crença: aquilo que você acredita ser verdade influencia as decisões que você toma, e com isso, o efeito que você tem sobre as pessoas ao seu redor e a sociedade em geral. Para o autor, muitas pessoas tomam decisões importantes sobre suas vidas, e sobre as vidas dos que lhes são próximos, baseando-se em mitologia travestida de história, em metáforas levadas a sério demais, em superstição posando como dado concreto.
Este livro reúne um expressivo conjunto de reflexões de autores de vários países para oferecer uma introdução às fontes e aos princípios da educação dominicana. Ao mesmo tempo, oferece um amplo mostruário de diferentes contextos nos quais a educação, inspirada na vida dominicana, se expressou no passado e no presente. Filósofos, eudcadores, formadores, santos, teólogos, artistas, pregadores e professores em diferentes níveis compartilham suas análises e reflexões sobre os valores e os princípios que norteiam a educação dominicana. Espera-se que este livro, publicado na década do Jubileu Dominicano – 1206-1216 a 2006- 2016 –, informe, inspire e encoraje todos os que estão comprometidos com o grande trabalho de condução de jovens e adultos para "o uso inteligente da liberdade".
Reunião de quatro textos escritos pelo reformador alemão Martinho Lutero (1483-1546), no início da segunda década do século XVI, como introdução a alguns dos livros da Bíblia. Nas palavras do próprio Lutero, em carta ao papa Leão X, é um livrinho se consideramos o papel, mas que contém a totalidade da vida cristã se consideramos o sentido.
O dito popular de que "religião, política e futebol não se discutem" é posto em xeque de maneira vigorosa, neste livro, por Eduardo Rodrigues da Cruz. Seu texto empolgante apresenta as "regras do jogo" que se fazem presentes no universo das religiões estabelecidas. O autor aborda a fascinante variedade religiosa do Brasil e trata de modo muito particular que o "jeitinho brasileiro" achou para lidar com a questão religiosa. Ao longo dessa avaliação, problematiza a identidade nacional e toca em assuntos relevantes, como a pluralidade e a tolerância religiosas, a separação Igreja-Estado e a controvérsia em torno da obrigatoriedade do ensino religioso no país.
A proposta deste guia é abordar o aspecto literário do texto bíblico. Os ensaios que o compõem situam os diversos livros bíblicos em seu contexto, avaliam suas implicações e precedentes histórico-sociais, além de expor suas características e estruturas temático-formais. Dessa forma, o texto bíblico é apresentado em toda sua riqueza literária.