As bases moleculares do metabolismo
Você já deve ter ouvido várias vezes que o melhor caminho para uma boa saúde é a alimentação natural, variada, rica em frutas e verduras. Mas nem sempre é fácil identificar quais são os benefícios reais de uma alimentação balanceada. Este livro apresenta ao leitor, em uma linguagem simplificada, os principais conceitos da bioquímica de nosso corpo para que se possa compreender de maneira mais clara as afirmações sobre o poder da dieta saudável, rica em frutas e verduras, ou sobre o perigo provocado pela obesidade.
Professor do Departamento de Biologia Celular e do Núcleo de Educação Científica do Instituto de Ciências Biológicas, na UnB. Possui mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela mesma instituição. Obteve doutorado em Bioquímica pelo Instituto de Química da USP. Vinculado ao Núcleo de Educação Científica da Biologia da UnB, dedica-se ao ensino de graduação e às atividades de extensão junto a professores da fundação educacional do Distrito Federal.
De uma única célula – um ovo fertilizado – surge um elefante, uma mosca ou um ser humano. Como acontece tal prodígio? Como o ovo “sabe” o que se tornar? Como ele se divide em diferentes células, em tecidos separados, no cérebro, na unha – cada pequeno detalhe do feto em crescimento? Este livro fornece um relato conciso do que se conhece atualmente sobre a biologia do desenvolvimento, discutindo as primeiras etapas vitais do crescimento e explorando uma das áreas mais movimentadas da pesquisa científica.
Neste reflexão substantiva sobre a história social da medicina, Roberto Passos Nogueira elucida as complexas relações entre cirurgia e medicina interna, da Idade Média ao início do século XIX. Nesse contexto fértil, o autor transita por questões candentes como a dinâmica das interações entre medicina e sociedade e o apoio da técnica para a formação da objetividade do conhecimento médico.
Da lendária fundação de uma pobre vila, nas margens do Rio Tibre, aos longínquos domínios do Império e sua posterior derrocada, a história romana se escreveu entre mitos e desventuras, heroísmo e perfídia, humanismo e belicismo. Essa epopeia cujas marcas se irradiam pela civilização ocidental ganha contornos renovados neste instigante livro de Pierre Grimal. Latinista reconhecido, o historiador francês nos conduz pelos caminhos do Império com uma linguagem poética e precisa. Roma ressurge, assim, não só como potência política e militar de um mundo em constante conflito, mas também nas motivações filosóficas, artísticas ou religiosas dos homens que fizeram desta cidade a capital do mundo.
O autor recua no tempo e analisa os conceitos de matéria e as técnicas de manipulação dos metais dos famosos alquimistas árabes, os conceitos de elixir e quintaessência. Esses temas "alquímico-médicos" guardam um paralelo com a elaboração dos medicamentos homeopáticos de Hahnemann, por meio da trituração das substâncias. De forma inédita, Renan Ruiz consegue evidenciar os pressupostos de Hahnemann na montagem da teoria da dinamização dos medicamentos homeopáticos.
Nenhum outro assunto obteve tanta projeção nos meios de comunicação, sejam eles leigos ou especializados, nos últimos anos como o Projeto Genoma Humano (PGH). É esse projeto de pesquisa biológica que se encontra no centro de gravidade deste livro, que busca analisar o motivo e a forma pela qual as tecnologias da vida desencadearam tanta comoção. A tese central do autor é que tal comoção só se explica pela mobilização retórica e política, nas interfaces com a esfera pública leiga, de um determinismo genético crescentemente irreconciliável com os resultados empíricos obtidos no curso da própria pesquisa genômica.