Este guia didático da morfologia do tecido uretral de ratas tem como objetivo último melhorar o atendimento às mulheres gestantes, enquanto procura elucidar os mecanismos fisiopatológicos que conduzem a distúrbios do assoalho pélvico feminino. É fruto de iniciativa do grupo de pesquisa acadêmico “Diabete e Gravidez – Clínico e Experimental” da Faculdade de Medicina da Unesp, no âmbito de seus estudos dos aspectos translacionais da hiperglicemia gestacional relacionada à incontinência urinária.
Destinado a alunos de graduação e pós-graduação em treinamento na pesquisa experimental, bem como a pesquisadores envolvidos na área de uroginecologia e obstetrícia, a obra pode ser fonte útil na avaliação das estruturas que compõem a uretra em modelos experimentais. Seus tópicos incluem as análises morfológicas utilizando diversas colorações no intuito de verificar os componentes estruturais e ultraestruturais da uretra.
Autor deste livro.
Autor deste livro.
Autor deste livro.
Autor deste livro.
Autor deste livro.
Autor deste livro.
Autor deste livro.
Além da originalidade da abordagem do tema e das contribuições para a área da Educação, em especial para os campos da história da alfabetização e da história da educação, destaca-se a relevância deste livro para a compreensão desses processos históricos e sua relação com o presente. É um instigante convite a pesquisadores da história da alfabetização e áreas afins, professores e estudantes de graduação e pós-graduação, alfabetizadores e demais professores e gestores da educação básica para a reflexão sobre as práticas pedagógicas de leitura e escrita, visando a retomada de respostas e à formulação de outras perguntas e propostas para o enfrentamento dos persistentes problemas da alfabetização e da educação em nosso país.
O tema Mediação Cultural Social é aqui tratado por autores de vários países e conjunturas. A principal característica deste livro é justamente o trânsito entre o campo da arte e o da educação. Os textos são reunidos em quatro tópicos: questões gerais em torno do conceito ou do campo da mediação; experiências de mediação em museus ou centros culturais; a mediação no âmbito da educação formal; e possibilidades de reconstrução social que a relação com o campo da arte e da cultura potencializa. As experiências relatadas com base nos contextos francês, espanhol, português e norte-americano servem de contraponto para pensar as demandas e as especificidades da realidade brasileira na área de mediação.
Atualizado recorte da historia da educação, esta obra traça um quiadro peculiar, ao investigar uma historia imediata produzida pelos efêmeros produtos da lógica do marketing e pelas disputas no campo jornalístico.
Este livro lança luzes sobre os mecanismos utilizados para a construção de um conceito de raça de perspectiva eurocêntrica, que privilegia presumidas diferenças biológicas, no território latino-americano. Investiga o papel da educação nesse processo, desvelando a relação entre modelos econômicos e educacionais na manutenção e institucionalização do desequilíbrio social e da exclusão.
A formação do leitor, o contexto da leitura e a produção literária para crianças e jovens no Brasil são as questões centrais desta coletânea, que oferece vasta matéria para reflexão sobre o assunto. O livro reúne artigos de pesquisadores do Grupo de Trabalho (GT) de Literatura Infantil e Leitura da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (Anpoll), criada em 1984 para representar a área junto às agências de fomento e aos fóruns responsáveis pelas políticas de pesquisa e pós-graduação no país.