Memória em construção de experiências inovadoras na qualificação do trabalho (1996-1999)
Obra que apresenta um conjunto de iniciativas inovadoras surgidas durante a implantação, a partir de 1996, do Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador (Planfor). Apoiadas pela Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/SPPE) e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), as iniciativas transferem conhecimentos - que podem ser adaptados conforme as necessidades regionais - sobre a gestão de políticas de geração de emprego e renda, seguro-desemprego e informações a respeito do mercado de trabalho e qualificação profissional.
Autor deste livro.
Este livro reúne um expressivo conjunto de reflexões de autores de vários países para oferecer uma introdução às fontes e aos princípios da educação dominicana. Ao mesmo tempo, oferece um amplo mostruário de diferentes contextos nos quais a educação, inspirada na vida dominicana, se expressou no passado e no presente. Filósofos, eudcadores, formadores, santos, teólogos, artistas, pregadores e professores em diferentes níveis compartilham suas análises e reflexões sobre os valores e os princípios que norteiam a educação dominicana. Espera-se que este livro, publicado na década do Jubileu Dominicano – 1206-1216 a 2006- 2016 –, informe, inspire e encoraje todos os que estão comprometidos com o grande trabalho de condução de jovens e adultos para "o uso inteligente da liberdade".
Neste livro de Caroline Mitrovich, a autora realiza a análise de três ensaios fundamentais de Walter Benjamin: Experiência e pobreza, Sobre alguns temas em Baudelaire, Sobre o conceito de história. O propósito por trás dessa avaliação reside em sua tentativa de desvelar as contribuições do filósofo alemão para o campo da Educação. Estas obras de Benjamin contempladas aqui estão centradas nos conceitos de formação cultural e experiência, formulados pelo filósofo como alternativas à ideia de formação pautada na rigidez do saber científico. Caroline Mitrovich reflete sobre como essas concepções contribuem para uma visão que se opõe à hegemonia do pensamento cartesiano e lógico, abrindo mais possibilidades para o processo de formação do indivíduo. Neste estudo denso, o livro busca na filosofia benjaminiana os conceitos para avaliar a Educação.
O livro que agora se oferece à comunidade brasileira de educadores e historiadores da Matemática, e que sem dúvida será também de interesse para matemática e educadores em geral, reflete a imensa produção científica dos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática de Rio Claro. A abrangência dos temas e a profundidade de tratamento fazem deste livro uma importante referência na Educação Matemática.
A principal investigação deste livro é: como conceber fenomenologicamente a realidade dos objetos matemáticos? Ela se insere no seio da Filosofia da Educação Matemática, nas regiões da Matemática e da Educação Matemática, focalizando a investigação fenomenológica da Aritmética e da Geometria. Nesse sentido, reforça a tarefa da Filosofia da Educação Matemática de manter vivo o movimento de ação/reflexão/ação nas atividades realizadas e atualizadas em Educação Matemática de ensino e de aprendizagem no âmbito escolar, no cotidiano ou nas políticas públicas da Educação.
Este livro se insere no campo da história da educação contemporânea compreendida como parte da história da cultura, e propõe uma ruptura com as clássicas matrizes disciplinares legadas pelo conhecimento moderno.