Conceitos fundamentais e classificação modal, química, termodinâmica e tectônica
Importante obra de referência em área ainda carente de publicações especializadas, este livro enfoca a classificação das rochas magmáticas, estudando seu conteúdo mineral e sua composição química. A seguir, refere-se à atividade química de alguns elementos do magma, principalmente o silício e o sódio. Por último, vincula a ocorrência das diferentes rochas magmáticas e os diversos ambientes tectônicos definidos pela teoria das placas. Indicado a estudantes de Geologia, Geografia e Ecologia, destina-se, também, àqueles que se interessam pelas ciências naturais, com conhecimentos básicos de mineralogia, química e geologia. O autor aborda os aspectos mineralógicos, químicos, termodinâmicos e tectônicos e recupera constantemente as noções básicas, oferecendo uma visão geral e a integração dos tópicos estudados.
Geólogo formado pela Universidade de São Paulo (1963), doutor (1967) pela Universidade Estadual de Campinas, pós-doutorado (1969) pela Christian Albrecht Universität Kiel, Alemanha. Iniciou carreira acadêmica em 1964, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, hoje Unesp – Câmpus de Rio Claro, onde foi professor titular de Mineralogia e Petrologia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas de 1980 até sua aposentadoria. Orientou várias dissertações de mestrado e teses de doutorado e iniciações científicas e participou e coordenou grande número de projetos de pesquisas nacionais e internacionais. Autor de inúmeros artigos em periódicos brasileiros e estrangeiros, bem como de capítulos de livros de petrologia ígnea, era apaixonado e grande entusiasta do estudo de rochas magmáticas. Publicou, antes de seu falecimento, seu primeiro livro sobre petrologia magmática
Livro central do autor-referência na área de mineralogia, petrografia e petrologia magmática O livro Silicatos de rochas magmáticas: aspectos físico-químicos e petrológicos, do prof. Eberhard Wernick, aborda a essência da petrologia magmática, representando, de certa maneira, um complemento aos conceitos básicos de petrogênese de rochas magmáticas. A definição de tais conceitos permite aprofundar a elucidação e caracterização precisa dos processos envolvidos na geração de um magma, sua evolução durante a ascensão e cristalização e sua relação com processos e ambientes tectônicos e assinaturas geoquímicas. Como afirma o autor, o objetivo deste livro é apresentar uma abordagem dos conceitos de mineralogia, petrografia e petrologia magmática com ênfase nos minerais silicáticos formadores de rocha, buscando uma ligação entre essas áreas do conhecimento.
Você já se perguntou como os continentes se movem? O que causa a mudança climática? Ou como as montanhas são formadas? Este livro fornece uma visão geral e atualizada da geografia física, tornando-a acessível a todas as pessoas com interesse, pessoal ou profissional, nos processos ambientais, nas mudanças climáticas e na compreensão das formas e dinâmicas do relevo da Terra.
De uma perspectiva histórico-descritiva, este livro delineia um quadro amplo e generalizado sobre o conceito de rede geográfica, materializada pela rede de internet, que configura a relação entre as novas tecnologias de informação e o cotidiano de pessoas e empresas. A análise não se restringe a obras de autores consegrados da Geografia, da Economia e da Sociologia, mas incorpora teses acadêmicas, jornais de divulgação e sitios de informática, articulando os traços mais evidentes da rede urbana com as características das cidades em rede. Ao facilitar a compreensão das transformações mais recentes na sociedade, adotando diferentes discursos e um ponto de vista transdisciplinar, a obra enfatiza o papel do ser humano no entendimento da rede urbana, com base na estruturação da rede de internet, servindo como instrumento de provocação para o aprofundamento dessas temáticas.
Perfil de Milton Santos, renomado professor da Universidade Federal da Bahia, que, falecido em 2001, deixou um legado de Geografia, considerando o que ensinou e publicou na Europa, África, América do Norte e do Sul: a Geografia como resultado de um confronto crítico em relação a outras definições por ele aprendidas e ensinadas, no sentido de que, como ciência social, produza o saber com a produção de um discurso intelectual que possa ser base de um discurso político distintamente premiado.
Uvas e vinhos: química, bioquímica e microbiologia é uma obra produzida por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino, nacionais e internacionais, que pretende transmitir a estudantes e profissionais da área de enologia conhecimentos em língua portuguesa sobre a vitivinicultura. Nesse sentido, este livro foi organizado de modo didático e escrito com estilo acessível, porém com a profundidade analítica exigida pelo conhecimento científico. Apresentados os conceitos da química, da bioquímica e da microbiologia envolvidos na elaboração de vinhos - desde a matéria-prima até o produto final -, os autores esperam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema não apenas no meio acadêmico e técnico como também nos grupos apreciadores da "arte" do vinho. Em outras palavras, o objetivo prioritário desta obra é que as informações e os conhecimentos aqui apresentados estimulem a formação de pessoas capacitadas para atuar no crescimento e no fortalecimento da vitivinicultura no país.