Geoquímica do urânio aplicada a águas minerais apresenta resultados de estudos realizados nas estâncias hidrominerais das cidades paulistas Águas de Lindóia e Águas de Prata, que têm no turismo e na industrialização e comercialização de águas minerais suas principais atividades econômicas. No entanto, ainda é escasso o conhecimento disponível sobre a radioatividade dessas águas, mesmo que já em 1928 Águas de Lindóia tenha recebido a visita de madame Curie, na época em que se iniciavam os estudos sobre a radiatividade das águas minerais no Brasil.
Daniel Marcos Bonotto é físico especializado em abordagens hidrogeoquímicas envolvendo os radioelementos naturais. Ele é pós-doutorado pela Universidade de Bath, Inglaterra, e livre-docente pelo IGCE (Instituto de Geociências e Ciências Exatas) da Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”), campus de Rio Claro, onde leciona para pós-graduandos em Geociência.
Ene Glória da Silveira possui graduação em Geologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1982), mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), doutorado em Geociências e Meio Ambiente (1998), e pós doutorado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008).
Importante para o estudo da qualidade das águas, considerando que a radioatividade é um parâmetro que não pode ser descartado quando se busca uma apropriada gestão dos recursos hídricos, esta obra aborda a evolução hidroquímica regional no Aqüífero Guarani (Aqüífero Gigante do Mercosul), uma das maiores reservas mundiais de água subterrânea compartilhada. Apresenta as potencialidades e limitações do uso hidrogeoquímico dos isótopos de urânio nas águas subterrâneas da Bacia Sedimentar do Paraná e do Maciço Alcalino de Poços de Caldas. O Aqüífero foi pesquisado especificamente quanto ao comportamento geoquímico do urânio e de alguns de seus descendentes, na natureza e sob condições controladas de laboratório. Os resultados podem subsidiar um melhor conhecimento dos mecanismos de transporte de urânio, importante constituinte do resíduo de transurânicos. Aborda também os mecanismos de enriquecimento de 234U em águas subterrâneas de Aqüífero Cárstico, a dissolução de urânio em granitos e solos e mecanismos de transferência de 222Rn para as águas.
Neste livro os autores, com a ajuda de princípios termodinâmicos associados ao processo de transformação da energia, apresentam a questão energética em uma perspectiva de uso cotidiano, explorando diferentes fontes naturais, da produção, do condicionamento e da distribuição que a tornam acessível ao consumo. Trata-se da capacidade transformadora engendrada pela tecnologia, o que remete a uma nova ordem científico-tecnológica. Como afirma Irlan von Lisingen no Prefácio, "... neste livro há uma convergência marcante com o enfoque educacional CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), no que diz respeito aos objetivos de formação da capacidade crítica e criativa, com vistas à transmissão de poder social ao público em geral".
Investigada por David Bohm nestas inspiradoras e visionárias palestras, a célebre teoria da relatividade de Albert Einstein, publicada em 1905, modificou para sempre a maneira como pensamos o tempo e o espaço, assinalando uma ruptura decisiva com as concepções clássicas de Newton. No presente livro, estão expostos os conceitos trabalhados pelo autor em suas conferências sobre física teórica apresentadas no Birkbeck College, que tinham como objetivo explorar a estrutura conceitual da teoria da relatividade, ressaltando o substrato filosófico que lhe dá sustentação.
Os impactos ambientais decorrentes da ação humana têm se tornado cada vez mais evidentes e intensos, comprometendo o equilíbrio dos ecossistemas e a disponibilidade dos recursos naturais. Nesse contexto, os aspectos sociais e econômicos amplificam a complexidade da tomada de decisões rumo ao desenvolvimento sustentável. Nesse cenário desafiador, as áreas de Engenharia e de Ciência Ambiental são fundamentais para produzir conhecimento e tecnologias capazes de conciliar a proteção ambiental com o bem-estar social e o desenvolvimento econômico. Este livro reúne contribuições de pesquisadores atuantes em diversos campos daquelas duas disciplinas, sendo direcionado, principalmente, para profissionais e alunos de pós-graduação. Além de apresentar aspectos atuais e relevantes dessas áreas, a obra fornece ao leitor uma experiência multidisciplinar da engenharia e da ciência ambiental, destacando a necessidade de integração entre diversas esferas de conhecimento na busca pelo ideal do desenvolvimento sustentável.
O livro que agora se oferece à comunidade brasileira de educadores e historiadores da Matemática, e que sem dúvida será também de interesse para matemática e educadores em geral, reflete a imensa produção científica dos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática de Rio Claro. A abrangência dos temas e a profundidade de tratamento fazem deste livro uma importante referência na Educação Matemática.