Brasilianista James Green vai a Belo Horizonte

Notícia
Notícias
domingo, 16 de junho de 2024

Brasilianista James Green
(Foto: Gabriel Capucho/Pluricom)

O brasilianista James Green segue para Belo Horizonte na próxima semana com objetivo de apresentar seu livro mais recente: Escritos de um viado vermelho.

Ao longo desta obra, que reúne textos revisitados e artigos inéditos, o autor analisa o surgimento do movimento LGBTQIA+ no Brasil nos anos finais da ditadura, a tensão nas relações entre esses ativistas e a esquerda, as relações entre Brasil e Estados Unidos durante o regime ditatorial brasileiro, a importância de arquivos para pesquisas históricas, o ativismo político contemporâneo e as mudanças e permanências no Brasil atual, fortemente ligadas ao passado do país.

Referência na área, Green viveu no Brasil entre 1976 e 1982, durante a ditadura civil-militar, e sua trajetória esteve sempre ligada ao ativismo pelos direitos LGBTQIA+ e à defesa da democracia no Brasil.

Sobre o autor 

Professor de História Moderna da América Latina e de História e Cultura no Brasil na Brown University (Estados Unidos). Foi um dos fundadores e diretores da Iniciativa do Brasil na mesma instituição. Ele criou uma ampla rede de ativismo acadêmico tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, assim como liderou o projeto Open Archive que tornou público mais de 50.000 documentos do governo estadunidense produzidos durante a ditadura militar brasileira. Green é um dos brasilianistas mais reconhecidos da atualidade, tendo vivido no Brasil entre 1976 e 1982, e sua trajetória esteve sempre ligada ao ativismo na luta por direitos LGBT+ e pela defesa da democracia no Brasil. Pela Editora Unesp, publicou o livro Além do Carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil no século XX, em 2000, tendo uma 3ª edição revista e ampliada em 2022.

Confira mais informações sobre os dois eventos abaixo:

24 de junho, segunda-feira, às 17h: UFMG

Conferência Resistência à ditadura, a Geração 77 e a militância do Movimento Homossexual
Auditório Bicalho | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Av. Presidente Antonio Carlos, 6627 | Pampulha | Belo Horizonte (MG)

Marina Duarte (mediadora)
Professora adjunta do departamento de História da UFMG e membro permanente do programa de pós-graduação em História da UFMG. Doutora em História pela Université Sorbonne Paris Cité Paris.

27 de junho, quinta-feira, às 19h: Madame Geneva 

Sessão de autógrafos com o autor
Madame Geneva
Rua Elias Antônio Jorge, 21A | Luxemburgo | Belo Horizonte (MG)

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no FacebookInstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br