Editora Unesp tem 3 livros entre os finalistas do 10º Prêmio Abeu

Notícia
Notícias
quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Premiação já é tradicional entre as editoras universitárias

A Editora Unesp conta com três livros entre os finalistas do 10º Prêmio Abeu, concedido anualmente pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). Das 9 categorias que recebem distinção pela premiação, a Editora Unesp marcou presença em três.

Confira as obras finalistas e suas respectivas categorias:

Categoria Ciências Humanas
Etnografia para educadores
Amurabi Oliveira

Este trabalho enceta uma reflexão sobre o emprego da etnografia na pesquisa educacional, indicando pistas na sua utilização e algumas armadilhas postas. O autor parte do pressuposto de que há uma indissociabilidade entre teoria e método, de modo que não se pode reduzir a etnografia a uma simples técnica de “coleta de dados” – o que seria deturpação. Nesse sentido, para Amurabi Oliveira pensar a etnografia no campo da educação é pensar a produção do conhecimento antropológico na educação. A partir desta perspectiva, o autor refuta algumas posições (amplamente difundidas no âmbito da pesquisa educacional) que afirmam que não há pesquisas etnográficas em educação, mas apenas pesquisas do “tipo etnográfico”, perspectiva que se origina de uma leitura reducionista da etnografia e extremamente superficial, ou mesmo inexistente, da antropologia.

Categoria Ciências da Vida
Um naturalista no Antropoceno: um biólogo em busca do selvagem
Mauro Galetti

Mauro Galetti faz sua estreia com um livro que é um misto de autobiografia com reflexão sobre o futuro da vida na Era dos Humanos, o Antropoceno. Reunindo experiências de viagens a lugares inóspitos, como as ilhas de Galápagos, Bahamas e Bornéu, e a formação como cientista, Um naturalista no Antropoceno é um livro inspirador que irá transformar nossa visão da natureza. Com o olhar crítico e humorado, o autor nos leva a refletir sobre o papel do ser humano no planeta Terra e discute maneiras de como podemos sobreviver ao Antropoceno.

Categoria Tradução
Carta sobre os cegos e Carta sobre os surdos-mudos
Tradução de Franklin de Mattos, Maria das Graças de Souza e Fábio Stieltjes Yasoshima

O presente volume reúne a "Carta sobre os cegos" e a "Carta sobre os surdos-mudos" em novas traduções, da lavra de estudiosos mais do que familiarizados com os escritos de Diderot. O leitor também encontrará dois documentos complementares, o verbete “Cego”, escrito por d’Alembert para a Enciclopédia, bem como a resenha do Tratado das sensações, escrita por Grimm, que inclui uma apologia da Carta sobre os surdos-mudos.

Os vencedores de cada categoria serão conhecidos em uma cerimônia na Unibes Cultura, localizada na Rua Oscar Freire, 2500, em São Paulo (SP), no dia 21 de novembro.

Conheça todos os finalistas aqui.

Sobre o prêmio

A Associação Brasileira das Editoras Universitárias - ABEU - instituiu, em 2015, o Prêmio ABEU, visando a distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, bem como a realçar o projeto gráfico e capa mais acurados. A premiação distingue as melhores edições no âmbito do conhecimento científico, além da tradução e projeto gráfico mais acurados, em 9 categorias: Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; Linguística, Letras e Artes; Literatura Infantojuvenil; Projeto Gráfico; e Tradução. As categorias têm seus finalistas, menções honrosas e vencedores definidos por um corpo de 3 jurados para cada, que são pesquisadores nas principais universidades brasileiras, com longa carreira no ensino superior e renomado saber em suas áreas de atuação.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no FacebookInstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br